UFRN: Comperve abre vagas para curso em Libras

O Núcleo Permanente de Pesquisa (Comperve/UFRN) abriu 40 vagas para o curso superior de Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa como segunda língua. O público-alvo são pessoas com certificado do ensino médio. A inscrição custa R$ 30 e pode ser realizada a partir de 10 de janeiro, por meio do site da Comperve. Para os participantes com perfil prioritário, o requerimento de isenção da taxa deve ser feito até o dia 23, data que antecede o fim das inscrições em 30 de janeiro. Para mais informações, confira o edital.

No momento do cadastro, os candidatos precisam responder ao formulário e anexar o documento de identificação com foto, como carteira de trabalho e passaporte, e preencher o Requerimento de Atendimento Especial (caso seja necessário). Das vagas ofertadas, 50% são destinadas aos inscritos que cursaram o ensino médio em escola pública, sendo metade aos portadores de deficiência ou inclusos nas ações afirmativas, e 75% aos participantes surdos. O resultado das inscrições acontece no dia 2 de fevereiro e, assim como as etapas posteriores,  apresenta a divulgação na página da Comperve.

A seleção consiste em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE) e uma prova de redação. Na primeira, o objetivo é avaliar a compreensão do candidato em torno da prática de Libras. Já a segunda acontece na modalidade presencial e se baseia na elaboração de um texto argumentativo, segundo o padrão culto da Libras, na qual os candidatos dispõem de 1h para refletir sobre o tema. Na sequência, cada participante deve  desenvolver sua redação em Libras com duração mínima de 20 segundos e máxima de 2 minutos.

O processo de correção considera os critérios de conhecimento da estrutura da sequência argumentativa, coesão, coerência e proficiência na Libras. As notas podem estar na escala de 0 a 10 pontos e vão ser liberadas no dia 22 de fevereiro. O candidato que desejar interpor recurso contra a pontuação tem o prazo de 48h para encaminhar seus argumentos por meio da página da Comperve. Solicitações enviadas fora do prazo, ausentes de argumentação e desrespeitosas não serão aceitas. Após esse processo, a expectativa é que o resultado final saia em 7 de março de 2022.

Com informações de Kayllani Lima Silva, com supervisão de jornalistas de Agecom/UFRN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.