De acordo com a 20ª edição do Webometrics Ranking of World Universities. O levantamento mostra a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em primeiro lugar. Já o segundo lugar ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fecha o pódio na terceira colocação.
Quais os critérios de avaliação?
O Webometrics Ranking of World Universities utiliza uma metodologia abrangente que considera três métricas principais: visibilidade, transparência e excelência.
A visibilidade avalia o impacto do material relacionado à instituição na internet, a transparência considera o número de citações dos autores mais relevantes da universidade e a excelência se refere ao número de pesquisas entre as 10% mais citadas em cada uma das 27 disciplinas da base de dados Scimago.
A tabela abaixo mostra as universidades do Brasil que aparecem no ranking.
Sobre o Webometrics Ranking of World Universities
Em suma, o Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. Utilizando indicadores como presença, visibilidade, transparência e excelência, o ranking tem como objetivo promover a publicação de resultados científicos em acesso aberto e melhorar a presença das instituições acadêmicas e de pesquisa na web.
Da Redação do NE9
Deixe um comentário