UFRN regulamenta antecipação de formatura para combate à covid-19

Foto: Cícero Oliveira

Com o objetivo de auxiliar o estado nas ações de combate à pandemia da covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Portaria n°645/2021 – R, regulamentou nesta segunda-feira, 26 de abril, os procedimentos de antecipação de colação de grau para os cursos da saúde. Em caráter excepcional, poderão solicitar antecipação os formandos dos cursos de Medicina, Farmácia e Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM); além de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa).

Os Colegiados dos Cursos decidiram pela possibilidade de antecipação de colação de grau e, dessa forma, cada estudante poderá escolher se deseja ou não antecipar a formatura. Conforme a Portaria n°645/2021 – R, os requisitos necessários para a solicitação de antecipação de colação de grau, mantidas as demais exigências de integralização curricular, são ter cumprido 75% da carga horária do internato do curso de Medicina ofertado pelo CCS e um estágio adicional de três semanas em cenário covid-19; ou 75% da carga horária do internato do curso de Medicina ofertado pela EMCM e um componente curricular de internato em serviço de atenção a pacientes com covid-19; ou ainda 75% da carga horária do estágio curricular obrigatório dos cursos de Farmácia e Fisioterapia, ofertados pelo CCS, e Fisioterapia e Enfermagem, ofertados pela Facisa.

A estimativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é que cerca de 139 estudantes poderão atender aos critérios de antecipação da colação de grau. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá, a previsão é que a partir de maio os alunos possam dar entrada na solicitação de formatura, mas isso dependerá dos critérios que cada curso estabeleceu para o cumprimento de carga horária. Além disso, “fica a critério de cada estudante se vai querer ou não solicitar a antecipação”, esclarece.

 

Fonte: Williane Silva de Ascom-Reitoria-UFRN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.