Você sabia que o Fiat Palio – ele mesmo – é um dos carros que possuem fácil revenda?

Foto: Ilustração

O Fiat Palio é um dos modelos mais populares da Fiat e, desde a suspensão da produção do modelo, muitos começaram a questionar se ainda vale a pena revender esse carro. O Pálio sempre foi muito bem em vendas porque possuía muitas vantagens se comparado com seus rivais de categoria na época.

Quando falamos em revenda, o Fiat Palio é quem se mantém no topo do ranking neste segmento. Segundo a FENAUTO (Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores), associação que representa o setor de veículos, divulgou seu relatório sobre o segmento de automóveis mais revendidos, trazendo o Palio como líder do ranking, com 43.630 unidades vendidas.

As principais vantagens são:
Fácil revenda: Todos que têm ou já tiveram um Pálio, sabem que ele é um carro muito fácil de revender. Dentre os Palio à venda , muitos compradores buscam devido a sua economia e baixa manutenção, mesmo com os inúmeros carros tecnológicos e mais seguros que existem atualmente, isto é, até a nova geração do Palio.
Baixa manutenção: O Palio sempre foi um veículo muito bem desenvolvido, sua manutenção era feita corretamente, ou seja, dificilmente dava problema. E a manutenção consistia em apenas trocar a correia dentada e as pastilhas dos freios no tempo certo de revisão. E lógico, assim como em todos os veículos, manter a troca do óleo atualizada.

O Palio começou a ser comercializado em 2002 com intuito de oferecer um carro mais acessível aos consumidores Fiat. Para isso, ele trazia uma lista de itens comuns, ou seja, não havia itens de série diversificados como há nos modelos mais atuais, mas na época do seu lançamento pouco se utilizava de itens de série para tornar o veículo mais atrativo dentre seus rivais, e mesmo assim o Palio se destacou em vendas e garantiu um público fiel. E é por isso, que ainda hoje, ele está dentre os melhores carros para revender e entre os mais procurados. Esse modelo simples foi mantido em linha durante anos, mesmo sendo o mais comum do segmento.

Para se ter uma ideia, o modelo Fire representava mais da metade do volume total de emplacamentos, superando a “geração” mais recente com sua gama de versões mais ampla. Vale ressaltar que, esse Palio possuía apenas duas configurações, sendo de duas ou quatro portas. Estratégia utilizada também no modelo Uno Mille, que se manteve na linha mesmo com a chegada do Novo Uno. Outras marcas também utilizaram dessa mesma ideia, por exemplo, como é o caso do Gol G4 e do Corsa Classic.

A partir desses dados, a Fiat passou a aplicar uma boa estratégia em sua linha ao oferecer o Palio Fire como sendo um dos seus populares mais barato no mercado brasileiro, mesmo possuindo apenas duas gerações no mercado nacional. A primeira geração foi lançada no ano de 1996 e distribuída até meados de 2017, e durante todos esses anos, ela passou por 4 reestilizações e outros retoques necessários. Já a segunda geração chamada de “Novo Palio” foi anunciada em 2011, saindo de linha 6 anos depois. A primeira geração em sua segunda reestilização se tornou a mais querida entre os consumidores, marcada pelos faróis de formato anguloso que combinava com o restante do conjunto. Falando da última leva do Fiat Palio Fire, o modelo tinha um design adequado e seu interior feito de plástico. Um dos diferenciais do veículo eram as portas com revestimento de tecido simples, se colocando à frente dos rivais que possuíam um interior feito de plástico questionável.

Equipamentos
O Palio Fire de entrada tinha uma lista de itens bem simples, possuindo apenas airbags frontais, freios ABS, proteção nas portas, coluna de direção programada, cintos de segurança laterais retráteis de 3 pontos, econômetro Economy Flex, retrovisor interno noturno e diurno, direção hidráulica, rodas de aço aro 13” com pneus 165/70 R13, e entre outros. Para dar espaço ao modelo compacto Mobi, A Fiat decidiu descontinuar o Palio Fire no mercado brasileiro em 2017. O modelo se manteve nas concessionárias durante alguns meses, com intuito de zerar o estoque, podendo ser adquirido na época com descontos que chegavam a R$ 30 mil. Foi assim que, o Fiat Mobi passou a se posicionar como o modelo mais barato da Fiat.
O Fiat Palio Fire não é uma referência sobre economia de combustível, mas ainda sim essa é uma das suas vantagens. Porém, ele agrada aqueles que buscam por um carro que não costuma ir com frequência a postos de combustível. Conforme os dados divulgados pela Fiat, o Palio Fire ainda hoje entrega consumo de 8,9 km/l em ambiente urbano e 10,5 km/l em ambiente rodoviário a etanol. Já a gasolina, as médias chegam a 12,4 km/l em ambiente urbano e 16 km/l em ambiente rodoviário.
Motor
O propulsor usado pelo Fiat Palio é o 1.0 Flex de 4 cilindros em linha e 8 válvulas sendo 2 por cilindro, pertencente à família Fire. A sigla usada refere-se a “Fully Integrated Robotised Engine”, utilizada pela Fiat para denominar sua primeira família de motores fabricados em sua linha de produção desenvolvida por robôs. Este motor “mil”, é utilizado também em outros modelos e nos 0 km da marca, como é o caso dos modelos de entrada Mobi e Novo Uno. No Palio Fire esse motor consegue entregar uma potência máxima de 73 cvs a gasolina e 76 cvs a etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,6 e 10,0 kgfm, a 4.500 rpm. De acordo com dados disponibilizados pela Fiat, o Palio Fire acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segs. Já sua velocidade máxima é de 158 km/h.

Revisão e Manutenção
Segundo dados divulgados pela Fiat, a revisão do Palio Fire na época custava R$200 com 10 mil km percorridos ou 12 meses, R$450 com 20 mil km percorridos ou 24 meses, R$700 com 30 mil km percorridos ou 36 meses e entre outros valores de acordo com a quilometragem percorrida e os meses de uso. Ou seja, as revisões do Fiat Palio Fire eram apropriadas para sua categoria e faixa de preços. Além disso, a manutenção do carro sempre foi barata e fácil de consertar, pelo fato de ser um veículo bem emplacado no mercado e por compartilhar de várias peças com outros carros da Fiat.

Entende-se os motivos pelo qual o Palio foi um carro bastante querido e emplacado em seus sendo o modelo mais barato da Fiat, assim como é fácil entender porque ele é um dos melhores carros para revender. Pode não ser um dos mais econômicos em relação a combustível, mas é um dos que possui a mais acessível dentre as manutenções e revisões.

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