COSERN REALIZA AÇÃO EDUCATIVA DE SEGURANÇA EM LOJAS DE MATERIAL DE CONTRUÇÃO

Iniciativa começou por Macau, na Costa Branca, e vai se estender para todas as regiões do estado nas próximas semanas./Foto: Cosern/divulgação/

A Cosern retomou, por Macau, na região da Costa Branca, a realização de um trabalho educativo de segurança em parceria com as lojas de material de construção. O objetivo da ação é reforçar, junto aos comerciantes e clientes, as orientações para prevenir os riscos de acidentes com a rede elétrica durante construção ou reforma.

“Começamos esse trabalho há três anos, etiquetando andaimes, vergalhões, latas de tinta, antenas e sacos de argamassa no intuito de alertar às pessoas quanto à necessidade de distanciamento da rede elétrica, ao realizar serviços de pinturas e obras em suas casas, estabelecimentos comerciais, igrejas e, assim, conscientizar o público em geral”, explica Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern.

“É extremamente importante que todas as pessoas envolvidas com a construção civil tomem consciência de que é necessário manter uma distância mínima de segurança da rede elétrica em todas as etapas de uma obra”, reforça Karine.

Uma novidade importante da nova fase da ação educativa é a explicação prática, feita dentro da loja e com todos os protocolos de segurança contra a covid-19, sobre o “Padrão de Entrada de Fornecimento de Energia” – uma estrutura de responsabilidade dos clientes que é fundamental para que a distribuidora atenda pedidos de novas ligações ou quando é necessário trocar a caixa do medidor para um novo local.

Recentemente, a Cosern produziu e lançou no seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=sfwGvDDj8w4) um vídeo educativo com essas orientações. Nele, dois eletricistas de rede explicam o que é essa estrutura e como fazer a instalação de forma correta, baseada na legislação em vigor.
Uma das principais dúvidas esclarecidas no vídeo é sobre a posição correta do “Padrão de Entrada” em relação à rede elétrica e o tipo de material utilizado na construção.

“Para a Cosern realizar a ligação de energia, é necessário que o “Padrão de Entrada” esteja de acordo com as normas exigidas”, explica Rosana Raquel, eleticista de rede da Cosern e uma das apresentadoras do vídeo, que também traz orientações de segurança com a rede elétrica.

Confirma outras ações educativas de segurança da Cosern:

Área especial no site da Cosern sobre segurança com energia elétrica (https://www.neoenergia.com/pt-br/seguranca/Paginas/default.aspx);

Divulgação de informações nas contas de luz;

Distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes nas agências de atendimento;

Publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Cosern;

Grafitagem em muros de subestações e no Edifício-Sede;

Parceria com o CREA-RN e com o CAU-RN para ações mútuas de fiscalização em canteiros de obras;

Parceria com diversos segmentos religiosos para repasse de informações sobre segurança com a rede elétrica;

Parceria com a ONG Seja Digital na orientação de segurança com a rede elétrica na hora de substituição das antenas externas de TV;

Programa Educador de Segurança (multiplicadores voluntários) que dão palestras educativas em escolas (atualmente suspensas por causa da pandemia);

Trabalho constante de comunicação junto aos órgãos de imprensa para a execução de reportagens sobre a importância do uso seguro de energia elétrica.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *