NASA ENVIARÁ NOVO ROBÔ PARA A LUA EM BUSCA DE ÁGUA; VEJA VÍDEO

O VIPER (Veículo de exploração polar para pesquisas voláteis) deve começar missão na Lua em 2023 Foto: Divulgação/Nasa

A Nasa enviará um novo robô para a Lua em 2023. A missão tem o objetivo de procurar por água nas proximidades da cratera Nobile, no Polo Sul do satélite. O VIPER (Veículo de exploração polar para pesquisas voláteis) será o primeiro a explorar a área identificada como uma das mais geladas do Sistema Solar.

De acordo com a agência espacial americana, os dados coletados nessa pesquisa, que faz parte da missão Artemis, ajudarão cientistas a concluir se há gaelo ou outros recursos potenciais em áreas permanentemente sombreadas da Lua.

— Os dados do VIPER fornecerão aos cientistas ao redor do mundo uma visão mais aprofundada da origem, evolução e história cósmica de nossa Lua, e também ajudarão futuras missões, permitindo compreender melhor o ambiente lunar nessas áreas anteriormente inexploradas — ressaltou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da NASA, em comunicado.

A área montanhosa foi escolhida como local de pouso do robô por conta do terreno considerado mais acessível. Cientistas também precisaram priorizar uma região onde o VIPER poderia usar seus painéis solares. A jornada do robô vai durar cem dias. Neste período, ele deve coletar amostras em seis locais diferentes numa área de 93 km².

— Selecionar um local de pouso para o VIPER é uma decisão importante e estimulante para todos nós. Anos de estudo se passaram para avaliar a região polar que ele irá explorar — celebrou Daniel Andrews, gerente de projetos da Nasa.

FONTE: EXTRA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *