Airbnb lança rotas especiais para apoiar o turismo responsável e sustentável no Brasil; RN na rota

São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, está entre as #RotasAirbnb; iniciativa conta com apoio da SOS Mata Atlântica, da Grape ESG e do Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Rota — São Miguel do Gostoso (RN)

O Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências de viagem, lança um programa especial para apoiar o turismo responsável no Brasil. A iniciativa #RotasAirbnb reúne destinos nacionais para experiências de viagens autênticas e sustentáveis, e que valorizam a cultura e a economia locais.

“A plataforma proporciona a oportunidade de estimular um perfil de turismo mais autêntico, feito com responsabilidade e segurança, que valoriza a cultura local e movimenta a economia da cidade. Esses aspectos ganham ainda mais relevância no contexto de recuperação econômica pós-vacina”, diz Daniela Teixeira, gerente sênior de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.

Com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, da Grape ESG e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, as #RotasAirbnb são ótimas opções para quem busca um refúgio mais perto da natureza, em destinos ainda pouco conhecidos pelos brasileiros.

No Rio Grande do Norte, a rota escolhida foi São Miguel do Gostoso, em Touros. Na esquina do Brasil, a rota é o destino perfeito para admirar as mais belas praias do litoral do estado e suas extensas faixas de areia. O clima bucólico de rios, lagoas e mangues divide espaço com a dose certa de lojas e restaurantes charmosos para os que gostam de um pouco mais de agito. Já os ventos fortes e constantes são a atração principal para velejadores, wind e kitesurfistas.

Mapa — São Miguel do Gostoso (RN)

Outras rotas que fazem parte da iniciativa são: Costa do Cacau (Ilhéus – BA), Alter do Chão (Santarém – PA), Rota da Pedra Azul (Domingos Martins – ES), Circuito das Águas (São Lourenço – MG), Serra dos Órgãos (Teresópolis/Petrópolis – RJ), o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR (Iporanga/Apiaí – SP) e a Rota dos Cânions (Cambará do Sul – RS).

Os últimos dois anos provocaram grandes mudanças nas vidas das pessoas e a maneira como elas viajam também mudou. As pessoas se tornaram mais flexíveis no momento de escolher o local e o período da viagem e descobriram novos destinos, principalmente dentro do Brasil. Em 2022, de acordo com dados internos, as viagens domésticas continuam fortes e representam mais da metade das noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 para estadias de junho a agosto, superando os níveis do mesmo período de 2019. A escolha dos destinos pelos brasileiros, muitas vezes é para locais a até 500 km dos centros urbanos, para ir de carro com a família.

“Muito orgulhosos de contar com o apoio do Airbnb como uma empresa parceira do Laço Amarelo para disseminar conteúdos de segurança no trânsito. Nossa parceria chega na sociedade para alcançar muitos brasileiros que estão retomando a rotina de viagens, depois do isolamento causado pela pandemia do COVID-19”, argumenta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

A descentralização dos destinos é estratégica para o desenvolvimento do turismo no Brasil e permite aos viajantes uma maior conexão com as comunidades locais, além de criar grande impacto na geração de renda nas cidades. O Airbnb apoia viagens conscientes e responsáveis, que respeitam as regras e protocolos de cada destino para que o viajante desfrute da natureza sem prejudicar o planeta.

Tourinhos (RN)

“Estamos certos de que o incentivo para que mais brasileiros conheçam a riqueza natural do Brasil trará oportunidades sociais e econômicas, além de ser um importante incentivo para a proteção e recuperação de nossas florestas. A parceria da SOS Mata Atlântica na iniciativa #RotasAirbnb reforça que é possível ser sustentável e respeitar nossa natureza em todos os setores econômicos, inclusive no turismo”, afirma Afra Balazina, diretora de comunicação e mobilização da SOS Mata Atlântica.

Os destinos escolhidos para as #RotasAirbnb são uma mistura de belas e típicas paisagens brasileiras, de praias a montanhas. Ao incentivar o turismo autêntico e sustentável, o Airbnb e seus parceiros esperam propiciar que mais pessoas conheçam as belezas naturais nacionais e desfrutem do que o Brasil tem de melhor a oferecer.

“O desenvolvimento sustentável é uma oportunidade única para o Brasil. Nossa missão na Grape ESG é construir e inspirar com iniciativas que se preocupem com as comunidades locais e com o meio ambiente. As #RotasAirbnb contribuem com este papel ao mesmo tempo em que apresentam um Brasil ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Acreditamos que nossa parceria vai desenvolver o turismo sustentável além de acelerar o desenvolvimento de ecossistemas locais e criar impacto positivo no curto, médio e longo prazo para a economia destes destinos”, avalia Ricardo Assumpção , CEO da Grape ESG.

Para encontrar mais informações sobre as #RotasAirbnb, como detalhes de cada um dos destinos, histórias sobre as comunidades locais, pontos turísticos e experiências, acesse Rotas Airbnb.

*O Airbnb apoia viagens seguras e responsáveis. Verifique as regras e protocolos de saúde aplicáveis a cada região antes de reservar a sua viagem.

Sobre o Airbnb

O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, conta com 4 milhões de anfitriões, que já receberam mais de 1 bilhão de hóspedes em quase todos os países. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas, que possibilitam aos hóspedes vivenciar o mundo de uma forma mais autêntica e conectada.

Sobre o Programa Laço Amarelo

programa Laço Amarelo nasceu como uma ação social desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em 2017, com o objetivo de apoiar o Movimento Maio Amarelo e dar sequência às ações realizadas no mês de maio. Ampliando-as pelo ano todo, para que a educação para o trânsito seja desenvolvida e fortalecida durante todos os meses do ano em parceria com empresas, entidades e municípios que aderirem à causa do trânsito mais seguro e humano.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira que tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação do bioma mais ameaçado do Brasil por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade. Com 35 anos de atuação, a SOS Mata Atlântica já realizou o plantio de cerca de 42 milhões de árvores nativas, envolveu mais de 3.500 voluntários, apoiou mais de 500 parques e reservas e mobilizou mais de 4 milhões de pessoas.

Sobre a Grape ESG

A GRAPE ESG é uma empresa de serviços especializada em integrar ESG e ciências na estratégia de empresas e no processo de decisões corporativas, de forma a conciliar interesses de investidores, acionistas e stakeholders, mitigar riscos não financeiros e criar valor no curto, médio e longo prazo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *