Vida e obra do escritor Franz Kafka é tema de podcast potiguar

“Pedro Vermelho” traz bate-papo e encenações em cinco episódios

O escritor Franz Kafka, um dos principais pensadores da literatura mundial do século XX, que só teve sua obra descoberta e reconhecida após a sua morte, é tema de podcast potiguar já disponível na internet. Intitulado Pedro Vermelho, o podcast tem cinco episódios, com um bate-papo leve, além de interpretações de trechos do conto “Um Relatório para uma Academia”.

O texto “Um Relatório para uma Academia” traz a história de Pedro Vermelho. Um personagem que nasceu macaco, transformou-se em homem e depois de cinco anos de adestramento alcançou a cultura de um cidadão europeu comum. E é através do sarcasmo e da ironia que a história desse homem/macaco vai se construindo.

O ator Doc Câmara, que interpreta o Pedro Vermelho no Podcast, afirma que a busca principal da construção do personagem foi de como transmitir algumas dessas sensações vividas pelo Pedro através da voz. “O texto do Kafka é imagético e sensorial. E todo o trabalho foi em cima dessa palavra que transmite uma imagem e que transmite uma ação, e fomos construindo o personagem em cima disso”, explica.

O Pedro Vermelho tem a participação, além de Doc Câmara, que faz intervenção teatral durante os cinco episódios, do professor de teatro André Carrico e do escritor Pablo Capistrano, com mediação da produtora cultural Diana Fontes.

Em um bate-papo, que foi gravado no estúdio Promídia, os convidados promovem uma reflexão sobre o pensamento do autor em suas obras. “O podcast traz uma reflexão do texto de Kafka com a realidade dos dias de hoje, de pandemia. Traz a questão do alternativo, das rupturas, de uma sociedade de regras que, de repente, podem se diluir.”, afirma Diana Fontes.

O escritor e professor de filosofia Pablo Capistrano, que tem grande influência dos textos de Franz Kafka em suas obras, afirma que apesar de Kafka ter sido muito lido no século 20, as novas gerações não têm contato com a obra dele.

Para Capistrano, transformar uma obra literária em podcast é aproximar os jovens da literatura. “É muito interessante trazer a discussão e o texto vivo, interpretado por um ator, para que as pessoas possam ter acesso a obra de Kafka. Acredito que precisamos usar mais esses formatos e esses canais tecnológicos para poder divulgar o trabalho literário”, ressalta.

O Podcast Pedro Vermelho é uma realização de Diana Fontes Direção e Produção Cultural e foi contemplado na Lei Aldir Blanc, com patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal. O projeto já pode ser ouvido no Spotify, Deezer e Amazon Music.

SERVIÇO
Podcast Pedro Vermelho – Diálogos sobre Franz Kafka
Já disponível no Spotify, Deezer e Amazon Music

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *