Hospital que trata jovem com ‘pior dor do mundo’ vai cuidar de mais 50 pacientes de graça

Foto: @carollarruda/divulgação Sinpain Alfenas

O hospital que trata Carol Arruda, que sente a “pior dor do mundo”, vai oferecer cuidados também para mais 50 pacientes que vivem drama semelhante ao da jovem.

E o melhor: a Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas, em Minas Gerais, vai tratar essas pessoas de graça.

Para selecionar os pacientes que receberão o tratamento gratuito, será feita uma seleção. Todos devem ter o mesmo diagnóstico de Carol: neuralgia do trigêmeo, uma inflamação de nervos da face que causa dores insuportáveis, sobretudo para falar e mastigar.

O tratamento sem custos será possível graças a uma parceria entre Prefeitura Municipal de Alfenas e a Faculdade Sinpain. Carol Arruda, que chegou a pensar em eutanásia (o suicídio assistido) já está em tratamento em Alfenas.

Mais pacientes

Atualmente o tratamento para neuralgia do trigêmeo não é ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Sem cura ainda, a medicina busca meios para aliviar a dor, que é constante.

No caso do hospital de Alfenas, os interessados serão selecionados a partir de “critérios exclusivamente clínicos e sociais”.  Não serão aceitos pacientes que têm planos de saúde.

Serão avaliados idade, tempo de doença, condição clínica geral do paciente, intensidade dos sintomas e vulnerabilidade econômica. As informações são do próprio hospital.

O hospital atende cerca de 300 pacientes por ano com dores crônicas.

Como tentar uma vaga

Para solicitar o tratamento, os pacientes devem enviar os seguintes documentos para o e-mail solidariedade@santacasaalfenas.com.br :

  • Documento de Identidade;
  • Comprovante de endereço;
  • Cartão do SUS;
  • Comprovação da condição clínica, através de laudo médico e exames recentes;
  • Carta assinada pelo secretário de saúde do município de origem, comprometendo-se ao fornecimento de transporte, hospedagem e outras despesas não médicas na cidade de Alfenas/ MG;
  • Relatório assinado por assistente social comprovando condição econômica.

Após a seleção dos pacientes, a equipe da Santa Casa entrará em contato para agendar consultas on-line com a equipe médica e, se confirmada a indicação, o paciente terá o procedimento marcado

Pior dor do mundo

O hospital abriu a possibilidade para mais pacientes após observar o caso de Carol Arruda, a jovem de 27 anos, cuja história viralizou quando ela revelou uma vaquinha virtual, destinada à eutanásia – única solução que via na época para resolver sua dor.

Moradora da cidade mineira de Bambuí, ela foi internada na Santa Casa de Alfenas na semana passada, onde tenta novamente algumas opções de tratamento.

Os médicos avaliam duas situações para a jovem: uma nova cirurgia de radiofrequência ou a implantação de uma bomba de morfina no organismo.

Sofrem com a doença pelo menos 4,3 pessoas a cada 100 mil, pessoas que se queixam pelas dores crônicas e contínuas.

As opções de tratamento, que podem envolver rizotomias (colocar uma agulha junto ao nervo para realizar uma intervenção), terapias implantadas ou procedimentos neurocirúrgicos, têm resultados variáveis, segundo o jornal O Globo.

Carol Arruda, que sofre da ´pior dor do mundo' motivou o hospital que irá tratá-la a oferecer cuidados para mais 50 pacientes que têm mesmo diagnóstico. Foto: @carollarruda/JOAlfenas

Carol Arruda, que sofre da pior dor do mundo motivou o hospital que irá tratá-la a oferecer cuidados para mais 50 pacientes que têm mesmo diagnóstico. Foto: @carollarruda/JOAlfenas

DO SÓ NOTÍCIA BOA!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *