Novos relatos revelam que a 1ª cidade do Brasil fica no Nordeste

REPRODUÇÃO NE9

Se você pesquisar por aí vai ver que muitos dizem que a primeira cidade do Brasil é São Vicente, em São Paulo. No entanto, relatos históricos dizem outra coisa.

Em suas narrativas sobre o Brasil o próprio Padre Anchieta destaca que “tem a Província do Brasil sete capitanias nomeadas… Pernambuco, Bahia, Ilheús, Porto Seguro, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Vicente… A Bahia e Rio de Janeiro são d´El-Rei e são cidades, e todas as demais são senhorios e vilas”.

A história da primeira cidade e capital do Brasil

Em resumo, o relato da história viva como ela aconteceu contada pelo Padre Anchieta só ratifica que a primeira capital do Brasil também foi a primeira cidade.

Salvador teve sua fundação em 1549 por Tomé de Sousa e durante muito tempo levava o nome de Cidade da Bahia ou até mesmo São Salvador da Bahia de Todos os Santos

Tomé de Sousa chegou com uma expedição composta por cerca de mil homens, entre soldados, artesãos, religiosos e agricultores, além de materiais e ferramentas necessários para a construção da nova cidade.

Desde o início, Salvador desempenhou um papel fundamental no Brasil colonial. Serviu como a primeira capital do Brasil até 1763, quando a sede do governo passou a ser o Rio de Janeiro. Durante esse período, Salvador foi o centro administrativo, econômico e cultural da colônia, prosperando com a exportação de açúcar, pau-brasil e, posteriormente, fumo e ouro.

vista aérea de Salvador

O que faz Salvador ser a cidade mais antiga que o Rio de Janeiro e São Vicente?

Os relatos do Padre Anchieta deixam claro que só Salvador e Rio de Janeiro eram cidades no início da colonização do Brasil. O que faz a cidade nordestina ser a mais antiga é o fato de que o Rio de Janeiro nasceu oficialmente em 1º de março de 1565.

Teve sua fundação através do militar português Estácio de Sá, a cidade surgiu inicialmente como uma fortaleza para defender a Baía de Guanabara contra invasões estrangeiras e consolidar a presença portuguesa na região.

Contudo, os relatos e livros de história dão conta de que São Vicente nasceu 15 anos antes da Cidade da Bahia. Diferente da cidade baiana que já iniciou estabelecendo sua civilização com mil homens, a cidade paulista começou a ser explorada em 1530.

Somente dois anos depois é datada sua fundação. E como o próprio Padre Anchieta relata, ela estaria mais para vila do que cidade. E em resumo, o relato de Anchieta é condizente com sua bagagem de conhecimento da civilização que já existia há séculos no velho continente.

Imagens: Eliseu Lins e ilustração de IA-

Fonte: Portal NE9

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *