Paris investe em “Olimpistas” para que a bicicleta seja o principal meio de acesso aos locais dos jogos olímpicos; 65 milhões de euros foram investidos

Fonte: bikefixbrasil.com.br

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 prometem fazer história não apenas pelo esporte, mas também pela inovação na mobilidade urbana. Com um investimento de 65 milhões de euros em infraestrutura ciclável, a capital francesa criou as “Olimpistas” – 60 km de ciclofaixas exclusivas que devem permanecer ativas após os Jogos e que conectam todas as arenas de competição, somando-se aos 355 km de faixas já existentes.

Além das ciclofaixas, foram criados amplos bolsões de estacionamento com capacidade para dez mil bicicletas nas instalações esportivas, enquanto a frota de bicicletas compartilhadas da cidade foi ampliada em 17,5%, totalizando 20 mil unidades. Essas medidas não só atendem à demanda durante os Jogos, mas também deixam um legado sustentável ao serem integradas à infraestrutura permanente de mobilidade urbana, lazer e esporte.

O impacto inicial das iniciativas já teve resultados antes mesmo do início dos Jogos. Segundo relatório do SAVM, sindicato responsável pela gestão do serviço público de compartilhamento de bicicletas em Paris, o número de usuários saltou de 231 mil para 333 mil entre os meses de janeiro e junho de 2024, e a quantidade média de viagens diárias com duração superior a 3 minutos passou de 102 mil para 166 mil.

A delegação brasileira também disponibilizou 70 bicicletas para sua equipe de colaboradores se deslocar entre as bases operacionais, a 600 metros da Vila Olímpica. “Preferimos o plano de bicicletas. Isso diminui o número de veículos contratados para a missão”, afirmou o diretor de Alto Rendimento do COB, Ney Wilson.

Veja mais: http://glo.bo/4d8SyeY

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News: bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *