Real Madrid festeja 119 anos; o Melhor Clube do Século XX

Copas de Europa

A 6 de Março de 1902 foi fundado o clube das 23 Taças dos Campeões Europeus – ©Real Madrid

O Real Madrid festeja 119 anos. No dia 6 de Março de 1902, foi eleita com carácter oficial a primeira Junta Directiva do Madrid Foot Ball Club, dando início à história do melhor clube do mundo. A partir dessa data, o Real Madrid tornou-se uma referência no desporto e as 23 Taças/Ligas dos Campeões Europeus (13 de futebol e 10 de basquetebol) ajudaram a fazer crescer a lenda.

Ao domínio na Europa, junta-se o na Liga espanhola. No ano passado, a equipe de futebol conquistou o título pela 34ª vez ampliando a vantagem sobre a concorrência nesse capítulo. Quanto ao resto do espetacular hitórico do nosso clube, destaque para as 13 Taças/Ligas dos Campeões, 7 Mundiais de Clubes, 4 Supertaças da Europa, 2 Taças UEFA, 19 Taças do Rei, 11 Supertaças de Espanha, 1 Taça da Liga, 2 Taças Latinas e 2 Mini-Copas do Mundo. Para além disto, o Real Madrid foi eleito pela FIFA como o Melhor Clube do Século XX.

Trofeo mejor club siglo XX FIFA

Futebol

2011 – 2020

Nesta etapa, o Real Madrid voltou a marcar o ritmo do futebol mundial, ao ganhar quatro Taças da Europa e 4 Mundial de Clubes. Em 2014, conquistou a Décima, tendo nesse mesmo ano acrescentado o Mundial de Clubes. As duas primeiras temporadas de Zidane no banco foram históricas e surgiram os títulos na Décima Primeira e na Décima Segunda. Além disso, em 2017 foi um ano de recordes e conquistaram-se cinco troféus pela primeira vez: Taça da Europa, Mundial de Clubes, Liga, e Supertaças da Europa e Espanha. A Décima Terceira chegou em 2018, após o triunfo sobre o Liverpool, em Kiev.

Nos primeiros anos desta nova década chegaram às prateleiras os três troféus conquistados pelo Real Madrid de José Mourinho. O mais importante foi a Liga na temporada 2011-12, ganha com um recorde de 100 pontos, o maior número jamais atingido na história do campeonato, e com 121 golos. Também venceram, frente ao Barcelona, uma Taça do Rei e uma Supertaça de Espanha.

Em Junho de 2013, Carlo Ancelotti chegou ao Real Madrid. O italiano conquistou quatro títulos no conjunto branco. O primeiro deles foi a décima nona Taça do Rei, vencendo na final o Barcelona. Em 24 de Maio de 2014, os brancos voltaram a levantar a Taça dos Campeões Europeus. Com a vitória por 4-1 contra o Atlético de Madrid conquistaram a Décima. Ramos, Bale, Marcelo e Cristiano garantiram o triunfo.

2001 – 2010

Nesta década o Real Madrid voltou a exibir-se orgulhoso e triunfal pelo Velho Continente. A equipa madridista levantou a Nona Taça dos Campeões, a terceira Intercontinental e cinco Ligas, entre outros troféus. Além disso, Florentino Pérez saneou as finanças da instituição, fazendo dela a mais rica do planeta.

Vicente del Bosque continuou como treinador do Real Madrid até 2003. A sua filosofia e o seu estilo de jogo tinham feito do Real uma equipa campeã. Durante a sua permanência no banco, o clube celebrou a conquista de outra Taça dos Campeões, outra Intercontinental, dois campeonatos nacionais, uma Supertaça de Espanha e uma Supertaça Europeia. Um percurso comparável somente ao do Real Madrid dos anos 50 e 60.

A gestão de Florentino Pérez significou uma mudança profunda nas estruturas do clube. Saneou as finanças da instituição, tornando-a na mais rica do mundo, e procedeu a uma transformação profunda em todos os seus sectores. Promoveu uma renovação profunda do Santiago Bernabéu, criou a nova Cidade Desportiva de Valdebebas e inaugurou o estádio Alfredo Di Stéfano. No plano desportivo, cumpriu os desejos dos adeptos: ver vestidos de branco Zidane, Ronaldo e Beckham.

Na sua segunda passagem (2006), o presidente continuou a fazer sonhar o madridismo com as contratações dos melhores jogadores e treinadores do mundo. Chegaram jogadores da dimensão de Cristiano Ronaldo ou Benzema, entre outros, e o técnico José Mourinho. O português aterrou no Santiago Bernabéu uma semana depois de se ter proclamado campeão europeu pelo Inter de Milão naquele mesmo cenário.

 

Ataque pentacampeão europeu – 1956-1960: Raymond Kopa, Héctor Ríal, Alfredo di Stéfano, Ferenc Puskás e Francisco Gento
©Getty Images

Veja aqui a  trajetória ano a ano.

O Santiago Bernabéu, referência do Século XXI

©Real Madrid

O estádio madrilenho está a viver uma espetacular transformação que lhe permitirá continuar a ser um ícone universal e no qual os adeptos poderão desfrutar de experiências inesquecíveis. Juntamente com o Santiago Bernabéu, o outro motivo de orgulho dos madridistas é a Cidade Real Madrid, a melhor academia desportiva do mundo, que continua a crescer, 15 anos depois da inauguração. Finalmente, o clube participa em centenas de projetos de carácter solidário e cultural através da Fundação Real Madrid.

Faça uma visita virtual.

 

Basquetebol

A secção de basquetebol é outro exemplo do sucesso madrilenha e o seu cartel continua a aumentar nos últimos anos até ao acumulado atual de 10 Taças da Europa, 35 Ligas, 28 Taças do Rei, 7 Supertaças de Espanha, 4 Taças Intercontinentais, 1 Mundial de Clubes, 4 Taças das Taças da Europa, 1 Taça Korac, 1 Copa ULEB e 1 Taça Latina. Por outro lado, Pablo Laso fez recentemente história ao tornar-se no treinador madridista com mais jogos.

Fonte: site oficial: realmadrid.com

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto Responder

    Timaço!

    6 de março de 2021 at 15:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.