Saiba quais são as operadoras de celular com mais reclamações no RN

Imagem: Freepik

Um estudo feito pela Selectra, apontou que somente no ano de 2020 a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou 11.400 reclamações contra as operadoras de telefonia celular. Os números considerados são de janeiro de 2020 a outubro de 2020, último dado disponibilizado.

A operadora com a maior quantidade de queixas é a TIM, são 5.663 clientes insatisfeitos. Seguida pela Claro e Oi, que apresentam 2.561 e 2.043 reclamações cada uma respectivamente. Vivo aparece em quarto lugar com pouco mais de 1.000 registros.

Os valores mensais apontam uma tendência de queda, iniciada em julho, no número de solicitações registradas. Essa tendência de queda acontece depois do órgão ter registrado um aumento substancial nos meses de quarentena. Em outubro, foram 906 clientes que tiveram que recorrer a Anatel para solucionar algum tipo de problema. Foi a primeira vez no ano em que o número ficou abaixo dos 1.000. O pico aconteceu em maio com 1.401 reclamações. Veja os dados mensais no gráfico abaixo:

A TIM, líder de mercado no estado com mais de 1 milhão de linhas é a operadora que tem o mais índice de reclamação, para cada mil clientes 5 apresentam uma queixa na Anatel contra a empresa. Esse valor não muda muita para as outras operados, a Vivo tem 4 queixas para cada 1 mil usuários. Claro, 3 para cada mil. Já a Oi tem o menor índice, 2.

No estado potiguar, 76% dos acessos de internet realizados por celular são por meio da tecnologia 4G e 70% das linhas são pré-pagas. Se estima que a cada 100 habitantes, 84 possuem uma linha ativa.

Para registrar uma Reclamação Anatel, os clientes insatisfeitos terão que primeiro tentar resolver a pendência com as operadoras. Caso não consiga, poderão recorrer à Agência que dará um prazo de 10 dias corridos para as operadoras

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