AS 5 CIDADES MAIS ANTIGAS DA EUROPA

Com uma história milenar de formação social, a Europa se consolidou como berço econômico, político e social do Ocidente, contando com marcos e cenários que logo se tornariam referência para diversas outras civilizações. O continente até hoje é um dos mais buscados para visitação e suas cidades atraem turistas de todas as regiões, todos interessados em conhecer um pouco mais sobre suas origens e cartões-postais.

Confira abaixo as cidades mais antigas da Europa e entenda por que elas recebem inúmeros visitantes regularmente.

5. Varna, Bulgária (4600 a.C.)

Varna, cidade localizada na Costa do Mar Negro búlgaro, foi uma importante região portuária devido ao seu local estratégico e recebeu os primeiros grupos humanos na Pré-História. O atual centro urbano da Bulgária também se destaca por abrigar a Necrópole, sítio arqueológico funerário que registrou o tesouro de ouro mais antigo do mundo.

4. Bratislava, Eslováquia (5000 a.C.)

(Fonte: Kayak / Reprodução)

(Fonte: Kayak/Reprodução)

Apesar de Bratislava, a capital da Eslováquia, ser tecnicamente a capital mais jovem da Europa (datada de 1993), o local foi o lar de um assentamento neolítico permanente de cerca de 5000 a.C. Durante sua história, a cidade foi conquistada e influenciada pelos austríacos, búlgaros, croatas, alemães, húngaros, judeus, sérvios, tchecos e eslovacos, tornando-se um dos lugares culturalmente mais ricos do continente.

3. Nitra, Eslováquia (5000 a.C.)

(Fonte: Westend61 / Reprodução)

Westend61/Reprodução 

Desde os tempos neolíticos, Nitra vem sendo habitada por contingentes humanos e é considerada a cidade mais antiga do país, com registros de ocupação de 30 mil a 25 mil anos atrás.

2. Argos, Grécia (5000 a.C.)

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

(Fonte: Wikipedia/Reprodução)

Nomeada para o rei Argos, filho de Zeus e Níobe, Argos foi uma das primeiras cidades-estados da Grécia Antiga e tornou-se um grande assentamento micênico no final da Idade do Bronze. O local, referência histórica durante os períodos grego, helenístico e romano, foi saqueada pelos visigodos em 4000 a.C., mas nada impediu de receber novos grupos e pessoas.

1. Plovdiv, Bulgária (6000 a.C.)

(Fonte: Get Your Guide / Reprodução)

(Fonte: Get Your Guide/Reprodução)

A cidade mais antiga da Europa estabeleceu humanos por mais de 8 mil anos e foi conquistada por trácios, macedônios, romanos, bizantinos, turcos otomanos, persas, eslavos, hunos, celtas e búlgaros. Entre os vários cartões-postais históricos de Plovdiv, destaca-se a presença do Teatro Romano Antigo, construído há mais de 2000 anos e que serve até hoje como palco para concertos e óperas.

Fonte: Megacurioso

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *