Dia Mundial do Riso: confira os impactos do sorriso para o corpo humano

Estar (e ser) alegre é algo que pode fazer muito mais bem do que apenas no presente momento, influenciando de maneira positiva uma série de aspectos da vida, do sistema imunológico à saúde sexual

Crédito: Freepick

Uma antiga frase diz que rir é o melhor remédio. É provável que você já tenha ouvido esta expressão antes e até eventualmente a repetido, mas que também não saiba que, cientificamente falando, ela faz total sentido.

O riso e a alegria são tão importantes que, no dia 18 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial do Riso, justamente para chamar a atenção da população acerca da importância deste ato tão genuíno e delicioso, que pode (e deve) ser praticado tantas vezes quanto possível.

Este artigo trará maiores informações sobre os benefícios trazidos pelas risadas, mas só para mencionar alguns, elas relaxam os músculos, relaxam a tensão e a ansiedade, ajudam a solucionar conflitos e podem até melhorar a qualidade das relações sexuais.

Prepare o sorriso e continue a leitura!

Quais são os benefícios das risadas para a saúde?

Os benefícios serão divididos aqui em 4 categorias: físicas, mentais, sociais e sexuais. Veja mais detalhes a seguir.

Benefícios físicos

O sistema imunológico está diretamente relacionado com nossa saúde. Ter uma boa imunidade significa uma menor propensão a uma série de doenças, o que consequentemente pode proporcionar uma melhor condição de saúde – e as risadas ajudam nisso também.

De acordo com Anne Belcher, Ph.D. e educadora de enfermagem, desenvolver um melhor senso de humor fortalece a habilidade do sistema imunológico para se defender contra doenças

O mesmo conteúdo mostra que na Universidade de Stanford, William Fry, um pesquisador da área da saúde, demonstrou que “risadas alegres” melhoram a habilidade do corpo de resistir a doenças. Isso se dá por meio da liberação de mais “células T”, combatentes de doenças, por parte dos risonhos do que daqueles que não riem tanto.

Um grupo de pesquisadores suíços, por sua vez, reportou que o riso e o humor podem aumentar a tolerância à dor e melhorar a qualidade de vida. Pessoas rindo de filmes de comédia foram capazes de manter suas mãos na água com gelo por mais tempo que aquelas que não estavam rindo, com a tolerância à dor aumentada permanecendo por 20 minutos depois do riso.

Benefícios mentais

Um estudo publicado no periódico Current Research in Physiology defende que o riso terapêutico é uma intervenção não-invasiva, acessível e de fácil implementação que pode ser usada para amenizar os fatores pró-estresse e aumentar os fatores anti-estresse para reduzir a ansiedade e a depressão.

Publicado no 2º trimestre de 2021, o estudo focou bastante na pandemia, mas não podemos datá-lo apenas para aquele período. Pelo contrário, inclusive: como foram meses muito complicados e pesados mentalmente falando, ter uma defesa dos benefícios do riso para a saúde mental em um momento tão crítico é uma validação muito importante.

Considerando que ansiedade e depressão são problemas com alta incidência em nossa sociedade atual, a inserção do riso como forma de mitigar seus efeitos é uma válvula de escape e tanto, que pode ser aplicada já a partir de hoje.

Benefícios sociais

Aqui, não precisamos nem nos reclinar sobre estudos científicos, tendo em vista que os benefícios sociais proporcionados pelo riso são facilmente identificados de maneira empírica em nosso dia a dia. Em outras palavras, quem não percebe como umas boas risadas ajudam em relações sociais?

Relacionamentos podem ser fortalecidos com boas risadas. Outras pessoas sentem-se atraídas por meio das risadas – e aqui não estamos nem falando sobre atração sexual, que será pauta do próximo tópico deste artigo. É bom ter pessoas risonhas por perto, que ajudam a tornar o ambiente mais leve e agradável.

No ambiente profissional, as risadas podem melhorar o trabalho em equipe, além de ajudar a solucionar conflitos. Laços podem ser fortalecidos através do riso, criando ou consolidando relações capazes de durar por anos a fio em questão de alguns poucos segundos.

Benefícios sexuais

Chegamos a uma categoria que nem sempre é tão associada quando pensamos no riso, mas que efetivamente faz diferença: a qualidade e a satisfação sexual.

Abstraindo um pouco do sexo, vamos pensar no ato do riso. Nem sempre ele é resposta a uma piada ou a algo efusivamente engraçado: algumas pessoas riem quando estão felizes, mesmo que não tenham ouvido uma boa piada ou presenciado alguma cena bastante divertida.

Voltando agora à temática sexual, um estudo publicado no periódico Journal of Nonverbal Behavior mostrou a relação entre a risada e os sinais não-verbais de interesse em encontros de pessoas de sexos opostos.

O riso, acompanhado de seus movimentos e posturas corporais, pode passar mensagens não-verbais de solicitação sexual à aversão, a depender de quais e quantos sinais estão presentes nessa comunicação, ao passo que a ausência de interesse em ambos os sexos é comunicada por meio de uma postura mais “fechada”.

Se o riso pode ser a porta de entrada para um relacionamento duradouro, é evidente que ele também ajuda a perenizar esta relação. Outra pesquisa publicada no periódico Personal Relationships provou que a quantidade de tempo que se gasta rindo com o parceiro está diretamente associada à qualidade do relacionamento.

Quimicamente falando, quando se ri, a secreção de ocitocina é impactada. Durante a relação sexual, quando o corpo está cheio de ocitocina, é natural ter vontade de rir, o que também pode acontecer depois do sexo, como uma demonstração de continuidade do prazer e da alegria.

Rir é realmente um ótimo remédio!

Dizer que o riso é o melhor remédio pode ser taxativo demais, já que “melhor” depende das necessidades de cada pessoa. Porém, é inegável que rir é bom demais para além da sensação de alegria e prazer que acompanha as gargalhadas.

Esteja onde estiver, se possível, ria. Além de contagiar outras pessoas com essa ação, você ainda colherá uma série de benefícios para o seu corpo, sua mente, suas relações sociais e até mesmo sexuais. Quem diria que tudo isso estaria, literalmente, a algumas risadas de distância, não é?

E se você tem alguma condição ou problema que possa afetar a qualidade sexual, como um caroço no pênis ou Doença de Peyronie, muitas vezes corridas por procedimentos como a Técnica Egydio, saiba que é possível voltar a ter uma  condição tratável em muitos casos, capaz de proporcionar o tão desejado prazer sexual. Com isso, você terá ainda mais motivos para rir – e rir melhor, acredite.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *