Aliança Energia avança com obras do Complexo Eólico Acauã, no RN

DIVULGAÇÃO

Localizado no Rio Grande do Norte, com investimento de R$ 700 milhões, projeto tem mais de 88% das obras concluídas e poderá abastecer 580 mil residências

A Aliança Energia segue avançando na instalação do Complexo Eólico Acauã, no Rio Grande do Norte. A operação comercial está prevista para o segundo semestre de 2023, sendo que três aerogeradores já estão gerando em testes. O investimento total estimado é de R$ 700 milhões.

O parque contará com 26 aerogeradores com capacidade de 4,2 MW cada, distribuídos em quatro parques eólicos nos municípios de Santana do Matos, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. 

A construção do empreendimento prossegue em várias frentes de serviço. Em maio, o primeiro gerador foi colocado em operação para teste e dois outros em junho. Atualmente, mais de 88% das obras já foram concluídas, com 21 torres de aerogeradores verticalizadas, além de 23 conjuntos de pás entregues e 20 geradores já em campo. 

O empreendimento da Aliança Energia conta ainda com uma Linha de Transmissão de 17,7 km de extensão, com 53 torres de aço galvanizado, que interliga o Complexo Eólico à SE, permitindo que a energia gerada pelo Complexo Eólico Acauã seja integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo o diretor Administrativo de Acauã e gerente de Implantação na Aliança Energia, Carlos Henrique Afonso, a construção do parque Eólico Acauã já gerou mais de mil empregos desde o início, sendo que até 69% dessas vagas foram ocupadas por moradores do próprio Estado. “Com uma potência instalada de 109,2 MW, o complexo será capaz de fornecer energia suficiente para abastecer cerca de 580 mil residências no padrão médio de consumo do Nordeste”, informa Carlos Henrique.

Aliança Energia

A Aliança Energia é uma empresa brasileira com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, que atua no mercado de geração e comercialização de energia elétrica. É uma das maiores companhias privadas do setor no Brasil, com capacidade total instalada de 1.298,6 MW, por meio de sete usinas hidrelétricas em operação em Minas Gerais, e dois Complexos Eólicos no Ceará. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *