Assembleia do RN sustenta status de ‘influencer do Legislativo potiguar’

ASCOM/ALRN

Ela também é um fenômeno nas redes sociais. E os números – que estão sempre em crescimento – podem comprovar essa afirmação. Até a primeira quinzena de dezembro, ela reunia 9.300 seguidores no Facebook, 19.485 no Twitter e a incrível marca de 49.860 seguidores no Instagram.

A influencer em questão é a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que está nas redes sociais desde 2009 e hoje possui o status de casa legislativa com as redes sociais mais seguidas entre os legislativos de todo o País.

A primeira aparição da ‘influencer do legislativo potiguar’ foi em 2009, no Twitter. Nesta época, a plataforma ainda era completamente em inglês, mas o formato curto e dinâmico de comunicar despertava a curiosidade dos brasileiros e a Assembleia Legislativa do RN tratou de garantir sua presença digital. Três anos depois é a vez do Facebook (2012) e, na sequência, estreia no Instagram, rede social gratuita para compartilhamento de fotos e vídeos capaz de gerar engajamento para a sua marca.

Mas é na mais nova rede de Mark Zuckerberg, o Instagram, que a ALRN apresenta os melhores resultados. O salto de 2.093 seguidores, no ano de 2015, para 49.860 em 2024, representa um crescimento de 2.378%. Essa trajetória ascendente cravou a Assembleia do RN como casa legislativa com as redes sociais mais seguidas entre os legislativos de todo o Brasil. O marco chamou atenção e motivou o convite à Coordenadoria de Comunicação para apresentar seu case de sucesso num dos painéis da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que aconteceu em junho de 2017, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

“Compartilhamos a experiência e os bons resultados com os colegas jornalistas das Assembleias de todo o País e apresentamos o nosso trabalho no mundo digital: adaptamos as ações parlamentares à linguagem das redes sociais para que o Legislativo Potiguar esteja sempre perto do internauta”, detalha a jornalista Marília Rocha, Diretora de Comunicação Institucional da ALRN.

Todas as ações divulgadas nos canais digitais contribuem para dar ainda mais transparência ao Legislativo, uma das marcas da gestão do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Na produção de conteúdo também é dada visibilidade aos indicadores de gestão e de todas as campanhas institucionais que são voltadas para a comunidade.

Engajamento

Buscando se conectar mais diretamente com a população, tanto por meio das redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), transmitindo reuniões de comissões, sessões plenárias, audiências públicas e solenidades, na maior parte das vezes em tempo real, a Assembleia do RN criou, ainda em 2017, o canal Notícias da @AssembleiaRN. Trata-se de boletim diário com o resumo da produção jornalística pautada na atividade legislativa da Assembleia do RN, enviado pelo WhatsApp.

O aplicativo de troca instantânea de mensagens mais popular da atualidade no Brasil, tanto no sentido de abrangência física, quanto social, atinge todos os segmentos da população e conecta o Legislativo aos servidores, imprensa e população em geral. Com uma lista de mais de 450 contatos, o Notícias da @AssembleiaRN provoca uma aproximação mais direta e leve das notícias relacionadas à Casa.

Crescimento orgânico 

Recentemente, a comercialização do selo de verificação para perfis deu muito o que falar. Isso porque nas redes sociais, o selo de verificação sempre foi sinônimo de confiança e prestígio para o público que assiste e para as empresas. E o que antes era uma espécie de prêmio que reconhece o esforço e trabalho realizado, dando, de forma indireta autenticidade e relevância, passou a ser acessível a todos dispostos a pagar uma mensalidade e garantir o selinho azul ao lado do perfil. Como consequência, os profissionais que trabalham com redes sociais criaram, extraoficialmente, um marco que divide os perfis verificados antes e depois de junho de 2023, quando a insígnia passou a ser comercializada.

Felizmente, a polêmica não afetou os perfis da Assembleia Legislativa do RN. Verificada no Instagram desde agosto de 2022 e com público 100% orgânico nesta e nas redes sociais, o Legislativo Potiguar repete no mundo virtual a postura adotada no trabalho diário pelos servidores da Casa.

O termo ‘orgânico’, adotado quando o assunto são as redes sociais, é aquele que acontece de maneira natural, voluntariamente por parte dos seguidores. Ou seja, o dono do perfil não precisa investir em posts patrocinados para aumentar o número de seguidores e nem para fazê-los interagirem nas publicações.

Juntos, os perfis da ALRN somam 78.645 seguidores nas três redes sociais mais trabalhadas pela equipe de comunicação da Casa. Para se ter uma ideia, essa quantidade de pessoas lota duas Arena das Dunas – e ainda deixa muita gente de fora, já que a capacidade do estádio que foi sede de jogos da Copa do Mundo de 2014 é de 31.375 pessoas.

WhatsApp
453 contatos

Total de Seguidores
(Twitter, Facebook e Instagram)
78.645

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