Atuação do farmacêutico junto aos pacientes com câncer melhora a qualidade de vida – Foto: Divulgação

Por Isabelle Resende *

O câncer, com o decorrer dos anos, passou a ser acompanhado também pela equipe multidisciplinar e não apenas pelo médico oncologista. A equipe multidisciplinar, incluindo o farmacêutico, tem o papel de atuar promovendo uma melhora da qualidade de vida do paciente.

O farmacêutico na oncologia deve estar atento e qualificado às novas terapias. Ele é o responsável por intervir e identificar algum problema relacionado ao medicamento que possa vir a acontecer. O farmacêutico está para além de preocupar-se apenas com o medicamento, ele tem que acolher o paciente e o acompanhante e orientá-los, educativamente, sobre a importância de seguir o tratamento correto, além dos riscos da não adesão terapêutica e dos perigos da automedicação do uso de tratamentos não convencionais.

Ele deve ser capaz de, por meio de prescrições médicas, identificar alguma possível interferência do medicamento na terapêutica, minimizando efeitos indesejados que possam ser prevenidos e alertados durante o tratamento contra o câncer.

A atuação dá-se no início da acolhida ao tratamento, em que o farmacêutico, mediante prescrição, dispensa e orienta todo o procedimento. A equipe multidisciplinar da Casa Durval Paiva está envolvida também no processo durante o tratamento, pois por intermédio de outros profissionais a percepção pode ser diferente e cada um na sua área de atuação pode identificar alguma alteração em relação ao paciente ou queixas referentes ao medicamento.

O farmacêutico atua avaliando as prescrições, contribuindo para o uso racional dos medicamentos e minimizando os efeitos adversos e as interações medicamentosas. Também é o responsável por selecionar os fornecedores dos medicamentos, garantindo, dessa forma, a segurança, uma vez que estes fornecedores devem estar devidamente cadastrados e regulamentados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

*Farmacêutica – Casa Durval Paiva

CRF-2541

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.