Aumento da fraude digital durante pandemia é tema do Serasa Experian Podcast

Ilustração

Episódio traz entrevistas com especialistas da área para falar ainda sobre tentativas de golpes usando PIX e ações sociais

Em sua primeira edição de 2021, o Serasa Experian Podcast aborda um tema que tem preocupado empresas e consumidores desde o início da pandemia de Covid-19: com o aumento de transações digitais, as fraudes cresceram e impactam os negócios de todo o país. Por isso, dois especialistas no tema foram convidados a dar orientações para se prevenir de golpes e quais recursos utilizar. Além disso, eles trazem informações sobre PIX e o que levar em consideração ao doar recursos para ações beneficentes no ambiente online.

Caio Rocha, que é gerente executivo de produtos de identidade e fraude, e Rafael Garcia, gerente executivo de prevenção a fraudes, ambos da Serasa Experian, comentam que as empresas precisam se atualizar constantemente, já que os fraudadores também buscam novas formas de aplicar golpes. Eles ainda ressaltam os cuidados que consumidores devem ter para proteger seus dados, como buscar empresas de confiança e não clicar em links desconhecidos.

Os especialistas destacam que, atualmente, é praticamente impossível um negócio depender apenas de análises manuais nas transações. “Precisamos ter rapidez nas ações de monitoramento dos dados por meio da tecnologia. As companhias precisam buscar processos de automação dos casos, uma vez que um motor de risco ajustado de acordo com o perfil dos clientes ajuda a mitigar fraudes e traz ganhos operacionais”, comenta Garcia.

Isso é particularmente importante para o PIX, por exemplo, nova forma de transferir valores que está chamando a atenção dos golpistas. Os especialistas contam ainda como se prevenir, o que fazer em casos de chaves não reconhecidas pelos usuários e o que esperar das evoluções da solução.

Sobre as expectativas para 2021, os especialistas comentam que o maior desafio está na mudança da verificação de identidade do ambiente físico para o eletrônico, combinada à experiência do consumidor durante a transação. Segundo Rocha, “o questionamento é como ser o mais transparente possível, pedindo os dados necessários para a ação, ao mesmo tempo que fornece conveniência ao usuário. O balanço entre essas duas pontas terá muito destaque neste ano”.

O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em
https://www.serasaexperian.com.br/podcast

Além do site da empresa, é possível ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Pocket Cast.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.