Autismo: ‘Praia Inclusiva’ terá edição especial neste sábado, 6

Evento terá como tema a conscientização sobre o autismo

José, 8 anos, é apaixonado por mar – Foto: Assessoria com a devida permissão dos pais

Dizem que não há mal que não se cure com um bom banho de mar. Apesar de ainda haver poucas evidências científicas sobre os efeitos terapêuticos do mar, os benefícios são visíveis para quem tem a oportunidade de vivenciar essa experiência. “José fica em total estado de alegria quando está na praia”. A constatação é da pequena Laura, de 10 anos, sobre o irmão José, de 8, que tem transtorno do espectro autista.

O pai dos dois, o petroleiro Lauro Assunção Neto, conta que na primeira ida à praia, José não aceitou sequer o contato com a areia. A família, junto com terapeutas, foi trabalhando essa aceitação, e hoje, quando vão à praia, a dificuldade é pra tirar o menino do mar. “Ele fica horas brincando na água, com as conchinhas, com a areia. Observa curioso os diferentes tipos de areia, nos observa. Ele é louco por praia”, diz Lauro.

Neste sábado, dia 6, o Projeto Natal Praia Inclusiva vai ser dedicado à conscientização sobre o transtorno do espectro autista, com uma edição especial. “Teremos atividades especialmente desenvolvidas para a criançada. Muitas brincadeiras, piscina com bolinhas, pula-pula, pipoca e algodão doce. Queremos que seja um dia de muita interação e inclusão, e que fique marcado na memória de pais e mães e das crianças com autismo”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef, associação responsável pelo projeto.

O ambiente da praia reúne diversos estímulos: cognitivo, psicomotor, sensorial e emocional. Como explica o psicólogo Adriano Araújo: “as atividades no mar, e na água de uma maneira geral, ajudam bastante na socialização e no desenvolvimento de habilidades emocionais. Por ser um ambiente público, a praia favorece a interação, que é uma das principais dificuldades dos autistas”, diz.

“Iniciativas como esse projeto são imprescindíveis. Esse contato deles com água, areia, cores estimula bastante. Sem falar no estado de paz e bem estar. Eles ficam muito felizes”, conclui Lauro Neto.

As outras atividades tradicionalmente oferecidas pelo Praia Inclusiva também estarão disponíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com destaque para o banho de mar assistido em cadeiras anfíbias.

NATAL PRAIA INCLUSIVA
Edição especial de conscientização sobre o autismo
Sábado, 06 de maio – 8h às 12h
Praia de Ponta Negra

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *