Por Denise Cinelli, Country Manager Brasil da CryptoMarket
Desde sua criação junto com o Bitcoin, a tecnologia blockchain vem crescendo e ganhando terreno, principalmente nas empresas privadas, que tiveram avanços notáveis nos setores financeiro, imobiliário, de saúde e educação.
Apesar de estar massivamente vinculada ao mercado de crypto, esta tecnologia blockchain é para todos, inclusive tem o potencial de trazer infinitas vantagens para PME, ajudando a melhorar a segurança, reduzir custos e contribuindo com a inovação, com a automatização de contratos, proteção de propriedade intelectual e acesso a mercados globais, aumentando assim a competitividade dessas empresas.
A natureza transparente e imutável da blockchain ajuda a construir confiança entre as partes envolvidas. Isso porque as transações na plataforma são registradas de forma pública e permanente, o que pode aumentar a confiança dos clientes e parceiros de negócios.
Outro benefício para as PME é o acesso ao financiamento porque a blockchain permite a criação de contratos inteligentes e ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas), que podem ser usados para angariar fundos diretamente dos investidores, eliminando a necessidade de intermediários financeiros. Também existe a possibilidade de tokenizar as ações da empresa e realizar um crowdfunding em uma das muitas plataformas que existem no mercado.
Para as que exportam, a blockchain pode simplificar e acelerar as transações, eliminando a necessidade de várias etapas intermediárias e instituições financeiras tradicionais, permitindo que os acordos sejam assinados com contratos inteligentes e os pagamentos realizados em criptomoedas.
Obviamente, não temos uma lista pública detalhada sobre empresas que adotam essa tecnologia por várias razões, incluindo questões de confidencialidade e a natureza privada dos negócios. No entanto, muitas PME em toda a América Latina estão começando a implementar a blockchain para diversas aplicações, como cadeia de suprimentos, fintech, certificação de produtos, gestão de identidade e muito mais.
Outro forma que a blockchain pode atuar é integrada com tecnologias como inteligência artificial e IoT para criar soluções mais avançadas e eficientes para vários mercados.
Em resumo, a blockchain pode transformar a maneira como esses empreendedores conduzem seus negócios, proporcionando segurança, eficiência e transparência, além de criar oportunidades de inovação e crescimento. Integrar a tecnologia blockchain pode ajudar as PME a permanecerem competitivas em um mercado global cada vez mais digitalizado.
Sobre Denise Cinelli
A Country Manager da CryptoMarket é uma brasileira radicada no Chile há oito anos, dos quais há seis faz parte da fintech que é uma das maiores plataformas de compra e venda de criptomoedas da América Latina. A executiva de 41 anos, é diplomada pela PUC do Chile em Planificação e Gestão Estratégica, entrou na empresa como agente de customer care e em dois anos após, em 2020, assumiu o cargo de Gerente Geral no Chile, cuidando de toda parte operacional da empresa.
Deixe um comentário