CARLOS FORTNER É EXONERADO DA DIREÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Ministro da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos, em ato publicado no Diário Oficial da União, no último dia 07 de julho, exonerou do cargo de Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Carlos Roberto Fortner. Um novo nome ainda não foi anunciado pelo Governo Federal.

Fortner assumiu o cargo em 04 de junho de 2020. Durante sua gestão, de pouco mais de um ano à frente do ITI, foram anunciadas importantes medidas para o Plano de Transformação Digital governamental, como a ampliação das possibilidades de assinaturas eletrônicas nos serviços públicos digitais e a sanção da Lei nº 14.063, que reconhece as assinaturas digitais no âmbito da ICP-Brasil como assinaturas eletrônicas qualificadas.

Também foi viabilizado o certificado digital de objetos metrológicos, com o credenciamento do Inmetro como Autoridade Certificadora de 1º nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A medida visa combater as fraudes que ocorrem nas bombas de combustíveis.

Os sucessivos recordes de emissões de certificados digitais em 2021, em comparação ao ano de 2020, também foram destaque, o que demonstra um crescimento do uso da tecnologia no país.

Diálogo com entidades

Diversas reuniões virtuais foram realizadas com o mercado e entidades representativas do setor com o intuito de comunicar as mudanças no uso da tecnologia para os empresários e o público externo.

“Agradecemos o empenho de Fortner, sempre à disposição para sanar todas as dúvidas. Nestes tempos de pandemia a comunicação entre o governo, entidades e a sociedade civil não sofreu abalos, muito pelo contrário. Foi produtivo e nos deixou mais uma lição de como a tecnologia, se bem utilizada, é um fator essencial para o crescimento da economia. A segurança das informações, diante dos recentes casos de fraudes e vazamento de dados de empresas e entes públicos, é essencial e a tecnologia do certificado digital ICP-Brasil proporciona esta proteção”, diz o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) Edmar Araújo.

Confira aqui o balanço da gestão de Carlos Fortner

Por Fernando Olivan, com informações do ITI


Sobre a AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Por meio da AARB, as Autoridades de Registro podem fazer-se representar nas mais diversas esferas do poder público. Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *