Centro de Tratamento de Queimados do HMWG integrará plataforma digital da OMS

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) foi convidado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para integrar um projeto da Organização Mundial de Saúde (OMS) que reunirá dados de vítimas de queimaduras por todo o globo. No Brasil, apenas cinco cidades foram convidadas para tomar parte na iniciativa: Natal (CTQ), Brasília, Curitiba, Goiânia e Campinas. Os primeiros dados já começam a ser enviados a partir deste mês e alimentarão a plataforma digital Global Burn Registry (GBR) da OMS que tem acesso livre para consulta e pesquisa.

Segundo o chefe do CTQ, do HMWG, Marco Almeida, “este mês já iniciaremos o envio dos dados. Estamos aguardando apenas o envio da senha de acesso”, afirma. Ele também conta que a periodicidade para alimentação da plataforma será mensal e que, além do Brasil, vários países do mundo fazem parte deste projeto, mantendo a plataforma atualizada.

Marco destaca, além da importância para Natal em fazer parte de um projeto internacional gerenciando pela OMS, a visibilidade que a capital dos Reis Magos terá a partir de março de 2021, quando sediará o XII Congresso Brasileiro de Queimaduras. O evento, segundo ele, apesar de ter sido adiado devido a pandemia do coronavírus, sempre conta com uma expressiva participação internacional.

Ainda esta semana, a Câmara dos Vereadores de Natal prevê a votação para definir junho como o período oficial de todas as atividades e campanhas de prevenção às queimaduras. A cor escolhida, para representar o mês, foi o laranja. Outro motivo que pesou para a escolha do Junho Laranja, foi o fato de que também é quando se comemoram as festas juninas e, invariavelmente, ocorre um aumento significativo nos acidentes com queimaduras envolvendo fogueiras e fogos de artifício.

Ainda em junho, mais precisamente nesta sexta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional de Combate às Queimaduras. Contudo, devido a necessidade de isolamento social pela pandemia da Covid-19, Almeida diz que, este ano, não será possível realizar nenhum evento em áreas abertas.

Mas, para não deixar cair a bandeira da prevenção, nesta terça-feira (2), às 19h30, através do Facebook, o chefe do CTQ participa de uma Live a convite da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e do deputado federal Roberto de Lucena, presidente da Frente Parlamentar Mista. A discussão girará em torno da problemática dos acidentes com queimaduras e as ações relevantes da SBQ e FPM no país.

Fonte; ASSECOM/HMWG

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *