Chefs nordestinos estão em ranking de melhores do mundo

Se você pensa que a culinária da Bahia se resume a acarajé e vatapá, você precisa conhecer o Origem. O restaurante dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca mudou a cara da gastronomia em Salvador. Ao mesmo tempo, colocando o Nordeste e a Bahia na rota dos prêmios internacionais de gastronomia.

O Origem é um dos restaurantes mais premiados do Brasil. Conquistou reconhecimentos como a 52ª posição na lista dos 100 melhores da América Latina em 2022. O 4º lugar na publicação dos 100 melhores restaurantes do Brasil da Revista “Exame” 2023. Os prêmios de Melhor Restauranter e de Melhor Chef Pâtissier da “Prazeres da Mesa”. E, recentemente, o 74º lugar na lista dos Melhores do mundo no The Best Chefs Awards 2023.

Contudo, os prêmios são apenas consequências de um trabalho que há anos e com muita persistência. Dessa forma, mostrando ao mundo que a comida baiana é mais do que os deliciosos quitutes regados ao óleo de dendê. O Origem é um restaurante que valoriza os ingredientes locais.

A princípio, as tradições culturais e a criatividade dos seus chefs estão em primeiro lugar. Eles fogem do lugar-comum e revisitam pratos, trazem novas roupagens e homenageiam à região. São criações provocativas e cheias de identidade própria, tudo isso, claro, sem perder o delicioso “sotaque” que só a Bahia tem.

A Origem do Origem

Aberto em 2016, o nome não nega qual a essência da casa, afinal, a origem da dupla é baiana. Fabrício Lemos é natural de Salvador e começou sua carreira como cozinheiro aos 17 anos e já rodou o Brasil buscando conhecimento. Lisiane Arouca é de Amargosa, no interior da Bahia, e se formou em gastronomia pela Universidade Federal da Bahia, tendo trabalhado como confeiteira em diversos locais.

Do Portal NE9

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *