‘CONECTE SUS’ VOLTA A FUNCIONAR, MAS APRESENTA INSTABILIDADE

Sistema ficou 13 dias fora do ar. Usuários já conseguem fazer login e acessar comprovante de vacinação, mas há lentidão

LightRocket via Getty Images)

A plataforma Conecte SUS, que reúne informações sobre a saúde dos brasileiros, entre elas o comprovante de vacinação contra a Covid-19, voltou a funcionar nesta quinta-feira (23), após 13 dias fora do ar devido a um ataque de hackers ao sistema do Ministério da Saúde.

Tanto o site quanto o aplicativo da ferramenta voltaram a operar, mas o sistema ainda apresenta instabilidade. Quem tenta acessar o certificado de imunização contra o novo coronavírus encontra lentidão. Em algumas situações, a plataforma apresenta uma mensagem de erro.

Em nota à imprensa, o Ministério da Saúde confirmou o restabelecimento do Conecte SUS. “O Ministério da Saúde informa que o aplicativo Conecte SUS foi restabelecido. A pasta destaca que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos”, declarou.

Ataques de hackers

O primeiro ataque de hackers ao Ministério da Saúde aconteceu na sexta-feira (10) e deixou indisponível o e-SUS Notifica, o SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização) e o Conecte SUS.

Na madrugada do domingo (12) para a segunda-feira (13), um novo ataque comprometeu emails, telefones e a intranet do Ministério da Saúde. Funcionários chegaram a ser dispensados do trabalho, e a PF (Polícia Federal) foi acionada para investigar a invasão.

O grupo chamado Lapsus$ reivindicou a autoria dos ataques cibernéticos. Em mensagem deixada pelos hackers, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas – um tipo de ataque denominado ransomware, em que o invasor insere em um sistema um código malicioso que torna os dados desse sistema inacessíveis, geralmente por meio de criptografia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *