O deputado estadual Hermano Morais (PV) destacou, em seu discurso realizado na sessão ordinária desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, as lutas celebradas neste dia 21 de março.
O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e o da Síndrome de Down.
“São duas lutas que a sociedade enfrenta e que precisamos abraçar visto a importância e a necessidade de adoção de políticas públicas, tanto para o combate à discriminação racial, como na luta pelos direitos e respeito aos portadores da Síndrome de Down”, disse.
Hermano Morais fez um breve histórico sobre a data, informando que o dia internacional de combate à discriminação racial, tem o intuito de reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para todas as raças.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (Onu) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul, em 1966.
“A discriminação é a atitude social que trata uma pessoa com diferença e injustiça por causa de suas características pessoais. A discriminação positiva ocorre quando uma ação tem o objetivo de criar condições desiguais para favorecer as vítimas da desigualdade, por exemplo”, disse Hermano.
Já a síndrome de Down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso.
O objetivo da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.
“É comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos de mais de 270 mil brasileiros. Fica aqui o nosso apoio incondicional a essas lutas”, finalizou.
Deixe um comentário