Dia da Sogra é hoje; “histórias” contam por que existe um dia só dela

Para não esquecer mais: o dia da sogra é celebrado, no Brasil, no dia 28 de abril

Foto: Bigstock

Sogras têm um dia próprio, comemorado no dia 28 de abril, no Brasil. A origem da data, porém, recebe várias histórias e muitas misturam uma homenagem a ‘segunda mãe’ a piadas com a figura da mãe do marido ou da esposa. Confira algumas dessas histórias:

Sogras salvam os genros e noras

Uma teoria da criação da data volta a 1958, durante o mandato do presidente Juscelino Kubitschek. Segundo a história, teria sido ele o criador da celebração, quando os servidores federais enfrentavam atrasos no pagamentos dos salários. A razão?

Quando o salário não vinha, quem salvava a família economicamente? A sogra! A data foi criada na época em que esses atrasos mais aconteciam, para homenagear essa pessoa fundamental na família.

Sogras e animais

Reza a lenda que o Dia da Sogra foi baseado em uma história não tão boa. Em 1957, um britânico que trabalhava como industrial no Brasil queria ter um zoológico em casa e gostaria de incluir na coleção de animais uma cobra sucuri. Ele conseguiu levar o animal para a casa, porém não conseguia pronunciar o nome correto do bicho, portanto chamava a cobra de “sogra”.

Cinco anos depois, em um café da manhã especial, o presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, convidou os funcionários e disse que poderiam levar as esposas e sogras. Confuso, o funcionário levou a sua esposa e a cobra! A data, que foi no dia 28 de abril, ficou conhecida como o Dia da Sogra.

Da Gazeta do Povo

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *