DIA DO ATLETA: MUSCULAÇÃO É ALIADA NA PREVENÇÃO DE LESÕES

Data é comemorada nesta terça-feira (21) e profissional de Educação Física ressalta importância do treinamento de força para aprimorar desempenho nas mais diversas modalidades

A triatleta Cristianne Diniz – Foto: Reprodução

A musculação pode trazer diversos benefícios para a saúde, desde que praticada com regularidade e sob orientação de um profissional especializado. O treinamento de força pode também potencializar o desempenho em outras modalidades. Ebert Barbosa, personal trainer especialista em Treinamento de Força da Bodytech Tirol, lembra, no Dia do Atleta, celebrado em 21 de dezembro, que a musculação associada a outros esportes pode ser uma grande aliada, visto que, além de aprimorar o desempenho, reduz as chances de lesão.

Ebert lembra que a musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física. “Diante dos variados benefícios da musculação, percebemos a importância de conciliá-la com outros esportes”, aponta o educador físico.

A triatleta Cristianne Diniz, de 35 anos, pratica esportes desde a infância. “A primeira modalidade em que me aventurei foi a natação, seguida pelo basquete, pelo qual cheguei a competir defendendo a Seleção do Estado do RN”, relembra a advogada que, quando iniciou os estudos do ensino superior, sentiu-se “órfã” dos esportes coletivos.

Nessa etapa da vida, ela conheceu a corrida de rua, sua grande paixão. “Comecei a correr em 2012. Desde então, não parei mais. A paixão aumentou e me levou a ampliar a ‘brincadeira’, incluindo duas modalidades. Comecei a praticar triatlo em 2019, pelo qual também me apaixonei”, descreve.

O triatlo combina natação, ciclismo e corrida. Nesse caso, o treinamento de força terá seu foco em força e potência muscular, como explica o personal trainer Ebert Barbosa. “O triatlo demanda um treino de musculação não muito volumoso, tampouco foca o dano muscular, o qual se revela mais comum em quem busca hipertrofia”, continua.

O educador físico afirma que o volume do treino deve ser controlado, além de mais específico, buscando melhorar as capacidades físicas exigidas em cada modalidade. “No caso do triatlo, a rotina deve consistir em duas ou três sessões de treinos diários. Esse programa pode demandar adequações constantes, de acordo com a fase de preparação em que o atleta está”, explica, ressaltando que os resultados positivos aparecem para quem pratica o fortalecimento de maneira adequada.

Vantagens
Para a advogada e triatleta, um erro muito comum dos atletas de esporte de resistência é negligenciar o treinamento de força. Ela justifica que a musculação se constitui uma ferramenta eficaz quando se busca performance. “O corpo precisa estar preparado para a sobrecarga dos esportes. São diversos os grupamentos musculares recrutados em cada modalidade. Para suportar os estímulos, precisam estar bem condicionados. O treino de fortalecimento se revela um grande amigo”, comenta.

Ela classifica seu plano de exercícios como “puxado”, requerendo o acompanhamento de uma assessoria especializada em triatlo e uma planilha personalizada. Na rotina atribulada, Cristianne precisa conciliar a profissão com o esporte, alternando o uso do blazer com o trajes esportivos para dedicar-se às piscinas, bicicletas e pistas de corrida. “Costumo ter duas sessões de treinamento, geralmente pela manhã cedo e à noite. Fora isso, procuro conciliar pelo menos duas sessões de musculação e uma de fisioterapia esportiva por semana, essencial para recuperação muscular”, relata.

Já Caroline Gurgel, 26, pratica musculação há 12 anos e beach tennis, há 8. Assim como Cristianne, a engenheira química e estudante de Nutrição conta que sempre gostou de se exercitar. Sobre as vantagens de associar o treinamento de força a outra modalidade, Caroline busca reduzir gordura e trabalhar a musculatura, a fim de obter um melhor rendimento no beach tennis.
Além da estética, ela busca os benefícios na saúde. “Todo atleta precisa para ter os músculos bem preparados, a fim de evitar lesões, sobretudo para o beach tennis, um esporte na areia que requer muita movimentação. Isso tudo serve para eu me sentir bem física e mentalmente, além de melhorar o desempenho dentro na quadra”, conclui.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *