Dia do Profissional de Educação Física: cuidado e inspiração na saúde física e mental

Foto: Assessoria

O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 01 de setembro, data em que foi aprovada a Lei Federal 9696/1998, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física.

Desempenhando um papel essencial nos dias atuais, em um contexto de sedentarismo e problemas relacionados à ansiedade e depressão, o profissional de Educação Física tem a capacidade de contribuir para a promoção da saúde física e mental.

“Em relação à saúde física, temos o conhecimento e as habilidades necessárias para incentivar as pessoas na prática regular de exercícios, contribuindo para a prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida e melhora da qualidade de vida em geral”, explica o professor da academia Pulse Wesley Pinheiro.

Além disso, o profissional de Educação Física elabora programas de exercícios personalizados e utiliza técnicas adequadas de treinamento, garantindo resultados eficazes e minimizando o risco de lesões.

“No que diz respeito à saúde mental, temos um papel importante na promoção do bem-estar psicológico, pois o exercício físico regular pode reduzir o estresse, ansiedade e sintomas relacionados à depressão, além de melhorar a autoestima e a qualidade do sono”, completa o profissonal.

“Nós atuamos criando ambientes motivadores e inclusivos, incentivando a interação social e fornecendo suporte emocional, o que contribui para a saúde mental e o equilíbrio”, ressalta Wesley.

Nos espaços das academias, especificamente, o profisisonal de Educação Física é responsável por orientar os praticantes de musculação sobre a correta execução dos exercícios, a utilização adequada dos equipamentos e a aplicação das técnicas de treino de maneira apropriada.

Além disso, é especialista em prescrever programas de treinamento individualizados, considerando as necessidades e objetivos de cada pessoa. “Temos o conhecimento necessário para avaliar a condição física inicial, definir metas alcançáveis e elaborar um plano de treinamento progressivo”, explica o professor.

Sobre o perfil que um profissional de Educação Física deve ter, Wesley afirma que é necessário estar sempre atualizado tecnicamente para realizar uma prática baseada em evidências e ter capacidade de adaptação para conseguir flexibilizar exercícios e planejamentos de treino para diferentes contextos.

“Além disso, é muito importante ser inspirador, porque é preciso também praticar exercícios e influenciar o máximo de pessoas a viver um estilo de vida saudável”, define.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *