Você já imaginou comer um acarajé do tamanho de um prato? Essa é a proposta de Ana Ercília Silva, 55 anos, que vende a iguaria baiana em uma praça no bairro de Farolândia, em Aracaju (SE).
O seu acarajé gigante, que pode pesar até 3kg, chamou a atenção nas redes sociais e fez as vendas do seu negócio dispararem.
Ana começou a empreender há cerca de 20 anos, depois de ser demitida do emprego como vendedora da rede da lojas de departamento Mesbla. Desde então, ela se dedica ao Acarajé da Ana e Hamburgueria, que conta com uma clientela fiel e satisfeita.
Mas foi em setembro deste ano que o seu negócio ganhou uma nova dimensão, graças a um post no Instagram que mostra um dos seus acarajés gigantes sendo cortado e recheado.
O vídeo, que já atraiu 4 milhões de visualizações, fez as vendas dobrarem de um mês para o outro. “Estamos com uma demanda que nunca tivemos em 20 anos. Nem em fim de ano vimos algo assim, que é quando temos o maior movimento. Tivemos rendimento de 100%”, afirma Ana.
A origem do acarajé gigante
O acarajé gigante não é uma novidade no cardápio do Acarajé da Ana e Hamburgueria. A ideia surgiu durante a pandemia, para aproveitar a massa que sobrava. “As vendas diminuíram bastante, uns 70%. Levamos acarajé para os hospitais, para as pessoas na rua, e ainda sobrava massa. Resolvemos fazer um bem grande e conseguimos”, relembra.
Ana conta que, do lançamento até o viral, o prato saía uma vez por mês. Agora, o acarajé gigante é pedido cinco vezes por dia. Aos fins de semana, saem 10 diariamente, em média. A empreendedora explica que são dois tamanhos: 1kg ou 1,5kg de massa que, com o recheio, podem chegar a 3kg. Cada acarajé gigante é vendido por R$ 85.
Uma empreendedora inovadora
O negócio, que começou com uma pequena mesa emprestada, tornou-se uma barraquinha e depois um quiosque. Na mesma praça, existem barzinhos, lanchonetes e food trucks. Atualmente, Ana trabalha com dois filhos.
O acarajé gigante não foi a única inovação que a empreendedora trouxe para o cardápio, que também conta com acarajé recheado de siri ou marisco, acarajé burguer – “recebi uma chuva de críticas, mas vendo bastante” – e acarajé doce. Em julho, ela também fez o acarajé rosa para entrar na onda do filme “Barbie”.
Encomendas de todo o Brasil
Com clientes encomendando seus acarajés congelados de todo o Brasil, Ana revela que está testando a receita para o abará gigante, que também leva massa de feijão fradinho, como o acarajé, mas é cozido a vapor em vez de frito no dendê.
Ana Ercília Silva é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar vidas e gerar oportunidades. Com criatividade e persistência, ela conseguiu superar as dificuldades e conquistar o público com o seu acarajé gigante. Se você ficou com água na boca e quer experimentar essa delícia, visite o Acarajé da Ana e Hamburgueria na praça do bairro Farolândia ou faça o seu pedido pelo Instagram [@acaraje_da_ana].
Com informações da AG. NE9
Deixe um comentário