Empreendedora nordestiva viraliza com inovação de acarajé gigante

Você já imaginou comer um acarajé do tamanho de um prato? Essa é a proposta de Ana Ercília Silva, 55 anos, que vende a iguaria baiana em uma praça no bairro de Farolândia, em Aracaju (SE).

O seu acarajé gigante, que pode pesar até 3kg, chamou a atenção nas redes sociais e fez as vendas do seu negócio dispararem.

Ana começou a empreender há cerca de 20 anos, depois de ser demitida do emprego como vendedora da rede da lojas de departamento Mesbla. Desde então, ela se dedica ao Acarajé da Ana e Hamburgueria, que conta com uma clientela fiel e satisfeita.

Mas foi em setembro deste ano que o seu negócio ganhou uma nova dimensão, graças a um post no Instagram que mostra um dos seus acarajés gigantes sendo cortado e recheado.

O vídeo, que já atraiu 4 milhões de visualizações, fez as vendas dobrarem de um mês para o outro. “Estamos com uma demanda que nunca tivemos em 20 anos. Nem em fim de ano vimos algo assim, que é quando temos o maior movimento. Tivemos rendimento de 100%”, afirma Ana.

O acarajé gigante serve toda a família e chega a pesar 3kg.

A origem do acarajé gigante

O acarajé gigante não é uma novidade no cardápio do Acarajé da Ana e Hamburgueria. A ideia surgiu durante a pandemia, para aproveitar a massa que sobrava. “As vendas diminuíram bastante, uns 70%. Levamos acarajé para os hospitais, para as pessoas na rua, e ainda sobrava massa. Resolvemos fazer um bem grande e conseguimos”, relembra.

Ana conta que, do lançamento até o viral, o prato saía uma vez por mês. Agora, o acarajé gigante é pedido cinco vezes por dia. Aos fins de semana, saem 10 diariamente, em média. A empreendedora explica que são dois tamanhos: 1kg ou 1,5kg de massa que, com o recheio, podem chegar a 3kg. Cada acarajé gigante é vendido por R$ 85.

O acarajé é tão grande que é inviável comer de forma tradicional.

Uma empreendedora inovadora

O negócio, que começou com uma pequena mesa emprestada, tornou-se uma barraquinha e depois um quiosque. Na mesma praça, existem barzinhos, lanchonetes e food trucks. Atualmente, Ana trabalha com dois filhos.

O acarajé gigante não foi a única inovação que a empreendedora trouxe para o cardápio, que também conta com acarajé recheado de siri ou marisco, acarajé burguer – “recebi uma chuva de críticas, mas vendo bastante” – e acarajé doce. Em julho, ela também fez o acarajé rosa para entrar na onda do filme “Barbie”.

Encomendas de todo o Brasil

Com clientes encomendando seus acarajés congelados de todo o Brasil, Ana revela que está testando a receita para o abará gigante, que também leva massa de feijão fradinho, como o acarajé, mas é cozido a vapor em vez de frito no dendê.

Ana Ercília Silva é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar vidas e gerar oportunidades. Com criatividade e persistência, ela conseguiu superar as dificuldades e conquistar o público com o seu acarajé gigante. Se você ficou com água na boca e quer experimentar essa delícia, visite o Acarajé da Ana e Hamburgueria na praça do bairro Farolândia ou faça o seu pedido pelo Instagram [@acaraje_da_ana].

Com informações da AG. NE9

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