ESCOLA LÁPIS DE COR/MOV ESTIMULA O DESCANSO INFANTIL COMO PREPARAÇÃO PARA A VOLTA ÀS AULAS

O período de férias é proporcionado para a criança descansar e brincar, aproveitar a família e os amigos. A pausa é muito importante, pois durante esses dias, existe um amadurecimento cognitivo, emocional e social. Aproveitar o momento com muita tranquilidade e diversão é fundamental para o desenvolvimento. Neste período de fim das férias, é necessário que as crianças aproveitem os últimos dias e se preparem para a nova rotina.
De acordo com a psicóloga da Escola Lápis de Cor/MOV, Annelise de Macêdo, as férias são essenciais para preparar as crianças para o novo momento de aprendizagem. “A pausa ajuda no desenvolvimento e isso faz com que elas consigam se concentrar e aprender mais.  Ao longo do dia, as crianças recebem vários tipos de informações que elas não conseguem colocar em prática se não tiverem tempo livre; enquanto nas férias, se encontra o momento ideal para criar e aplicar o conhecimento adquirido na escola, sem compromisso ou pressão. A agenda cheia de atividades pode gerar estresse e prejudicar a aprendizagem”, explicou.
Nos dias que antecedem a volta às aulas, é fundamental garantir que as crianças também voltem a ter uma rotina adequada de sono, para que exista um bom funcionamento do organismo e para evitar a perda do aprendizado.  “Quando a criança não dorme bem ou o suficiente, fica agitada e com dificuldades de concentração. Adapte a rotina da criança para este período”, afirmou a psicóloga.
Dicas de férias

Enquanto as férias ainda não terminam, também é fundamental garantir o entretenimento educativo das crianças. Boas opções são: podcasts infantis, para estimular a escuta, a atenção e a imaginação; Os jogos de tabuleiro, que reúnem a família e promovem uma desintoxicação dos eletrônicos; gincanas e atividades físicas, que garantem a diversão das crianças.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.