Estudo da UFRN prevê resultado de processos judiciais utilizando Inteligência Artificial

Pesquisa utilizou mais de três milhões de processos e 765 mil recursos julgados – Foto: bigstock

“Será que eu vou ganhar?” Essa pergunta, feita por toda pessoa ou instituição que tem um processo tramitando na justiça, agora pode ser respondida por uma Inteligência Artificial (IA) desenvolvida por pesquisadores da UFRN.

Estudo publicado no periódico PLOS One demonstrou não só que as máquinas conseguem efetuar essa previsão, mas que preveem quase três vezes melhor que especialistas com larga experiência jurídica.

O trabalho, realizado com apoio do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD/UFRN), tem como autores os professores Elias Jacob de Menezes Neto, do Departamento de Direito (DIR/UFRN), e Marco Bruno Miranda Clementino, do Departamento de Direito Privado (DPR/UFRN).

A pesquisa utilizou mais de três milhões de processos e 765 mil recursos julgados pelos Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que engloba os estados do RN, CE, PB, PE, AL e SE.

Após ensinar a IA a “ler” textos em português, os pesquisadores guiaram a máquina a identificar as particularidades dos textos jurídicos utilizando 3.1 milhões de sentenças em processos judiciais. Depois a programaram para prever o comportamento decisório utilizando recursos julgados no passado.

SAIBA MAIS: PORTAL DA UFRN

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *