Família Real tentou impedir performance de Elton John no funeral da princesa Diana; entenda

Família Real britânica considerava “Candle in the Wind” inadequada para o funeral da princesa Diana e tentou impedir a performance de Elton John

Elton John cantando “Candle in the Wind” no funeral da princesa Diana (Foto: Reprodução)

A Família Real britânica tentou impedir a performance de Elton John no funeral da princesa de Gales, Diana. Segundo documentos do governo recém-divulgados, o reitor de Westminster enviou um apelo pessoal ao Palácio de Buckingham, em 1997, para autorizar a participação musical do cantor.

Um dos momentos mais marcantes do funeral da princesa Diana foi a performance de Elton John, com “Candle in the Wind“. A música, composta originalmente após a morte de Marilyn Monroe, em 1962, foi reescrita para a apresentação real.

No entanto, segundo documentos dos Arquivos Nacionais do Reino Unido obtidos pela Sky News, o Palácio de Buckingham resistiu à iniciativa, com a preocupação da nova letra da canção ser “muito sentimental.”

A insatisfação da família real com a mudança na canção levou a Abadia de Westminster a contratar um saxofonista reserva, caso o palácio não permitisse a apresentação de John. No entanto, o Reverendíssimo Dr. Wesley Carr, Reitor da Abadia de Westminster na época, conversou com à realeza para reconsiderar a decisão.

Na carta, o reitor destacou como a canção seria uma grande homenagem: “Respeitosamente, sugiro que qualquer performance clássica ou coral é imprópria. Melhor seria a música anexa de Elton John (conhecida por milhões e apreciada pela princesa), a qual seria poderosa.”

O Reverendíssimo argumentou o pedido: “[Elton John] escreveu uma nova letra para a melodia amplamente tocada e cantada em todo o país em homenagem à Diana. Seu uso aqui seria criativo e generoso para os milhões que se sentem pessoalmente desolados: é a cultura popular na melhor forma.”

Confira a apresentação de “Candle in the Wind” por Elton John no funeral da princesa Diana:


Morte da Princesa Diana

Em 31 de agosto de 1997, uma Mercedes que transportava a princesa Diana e o namorado, Dodi Fayed, caiu em um túnel a menos de um quilômetro da Torre Eiffel, em Paris, Fraça.

O acidente matou DianaFayed e o motorista, Henri Paul. O funeral da princesa ocorreu em 6 de setembro de 1997, e cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram à cerimônia.

DA ROLLING STONE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *