Filme de menor bilheteria da história arrecadou US$ 30 e tem atriz famosa; veja qual

Imagem: Regent Releasing

Enquanto Barbie e Oppenheimer se preparam para arrecadar bilhões de dólares nas bilheterias dos cinemas do mundo, é bizarro lembrar que a menor bilheteria de um filme nos EUA foi de US$ 30 (ou R$ 140), valor que mal daria para comprar os ingressos e um balde de pipoca. Chamada no Brasil de Estrada da Morte (Zyzzyx Road nos EUA), a produção de 2006 não é um “filme de garagem”, mas conta com um elenco de qualidade.

Na época, a protagonista da história, Marissa, era interpretada por uma atriz de grande destaque: Katherine Heigl, que vivia na TV a residente de cirurgia Izzie Stevens, uma das queridinhas do público na série A Anatomia de Grey. Atualmente, a atriz está em Amigas Para Sempre, onde interpreta a jornalista Tully Hart.

Além da atriz, o filme também tinha no elenco o ator Tom Sizemore, que fazia o papel de Joey, o namorado ciumento de Marissa. Sizemore participou de várias superproduções, como O Resgate do Soldado RyanPlaneta VermelhoPearl Harbor e Falcão Negro em Perigo. No elenco de Cobra KaiSizemore faleceu em março passado de aneurisma cerebral. 

Por que Estrada da Morte fracassou nas bilheterias?

Estrada da Morte vendeu apenas seis ingressos nos EUA.

Estrada da Morte vendeu apenas seis ingressos nos EUA.Fonte:  GettyImages 

Assim como os campeões de bilheteria, também os fracassos não são consequência de uma causa única. No caso de Estrada da Morte, rodado em apenas 20 dias no deserto da Califórnia, uma série de fatores — inclusive a interferência do poderoso sindicato Screen Actors Guild – contribuiu para o fiasco do filme. Nisso, não apenas as más atuações, como a do ator Leo Grillo, foram determinantes.

Na verdade, Estrada da Morte estava previsto para ser lançado apenas no exterior. No entanto, como o filme tinha um orçamento inferior a US$ 2,5 milhões e não estava no mercado direto para vídeo, o sindicato dos atores exigiu que a obra fosse exibida em cinemas locais antes de ir para o mercado internacional.

Para contornar a situação, Grillo, também produtor-executivo, e o diretor John Penney alugaram um cinema por US$ 1 mil para exibir o filme uma vez por dia, ao meio-dia, por uma semana.

Apenas seis pessoas compraram ingressos, vendidos por US$ 5, sendo que dois deles foram adquiridos pelo maquiador do filme e um amigo. Grillo, que teve sua carreira encerrada em Hollywood após produzir e estrelar Estrada da Morte, devolveu cada centavo aos corajosos espectadores. Relançada em DVD em alguns países, como o Brasil, a obra conseguiu arrecadar US$ 368 mil.

Fonte: Tec Mundo

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *