Gigantes europeus criam Superliga; Uefa ameaça grupo com punições

Uefa promete sanções aos clubes que integrarem a competição
Foto: Facebook/Reprodução

Doze clubes – os espanhóis Atlético de Madri, Barcelona e Real Madrid, os ingleses Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Tottenham, além dos italianos Inter de Milão, Juventus e Milan – anunciaram neste domingo (18) que criarão uma nova competição, chamada Superliga, que pretende reunir alguns dos maiores clubes da Europa e substituir as competições continentais disputadas atualmente – no caso, a Liga dos Campeões da Uefa (União Europeia de Futebol).

Clubes da Alemanha e a da França recusaram convites para participar do grupo. Entre eles, o Bayern de Munique, atual campeão europeu e mundial, e o Paris Saint-Germain, clube de Neymar.

Formato

De acordo com o comunicado divulgado pelos organizadores da Superliga, mais três times devem se juntar ao grupo de fundadores da competição. Somados aos 15 iniciais, outros cinco clubes integrarão a competição de acordo com seu desempenho em suas respectivas ligas.

A proposta é que as datas da Superliga ocorram em dias no meio da semana, para que os times possam disputar normalmente suas ligas nacionais nos fins de semana.

Os clubes serão distribuídos em dois grupos de 10 e se enfrentarão em dois turnos. Os três melhores de cada grupo se classificariam, então, para as quartas de final, enquanto as outras duas vagas seriam disputadas em um playoff entre os times que terminaram em quarto e quinto em cada grupo.

A partir das quartas de final, os jogos ocorrerão em formato ida e volta, mas a grande decisão será feita em uma partida única, em um estádio neutro, de acordo com o divulgado pelos organizadores.

Na nota, os organizadores afirmaram também que planejam criar uma liga feminina após o início da competição masculina.

Fonte: CNN

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *