Governo promete ao NE nove ferrovias com projeto de transportes eficientes

O novo PAC, anunciado pelo presidente Lula, prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão e a criação de cerca de 4 milhões de empregos em todo o Brasil.

Um dos focos do programa é a área de “Transportes Eficientes e Sustentáveis”, que inclui recursos para novos aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e hidrovias nas 27 Unidades da Federação. Uma das metas é integrar grandes cidades com regiões mais remotas.

O Nordeste será um dos principais beneficiados pelo novo PAC, com investimentos em nove ferrovias na região. O objetivo é ampliar e modernizar a malha ferroviária nordestina, melhorando a mobilidade, a logística e o desenvolvimento econômico e social. Ao todo, somente os recursos para malha ferroviária chegam perto de R$ 100 bilhões.

Entre as obras previstas estão a Ferrovia Transnordestina, que ligará os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que conectará os estados da Bahia e Tocantins; e a Ferrovia Norte-Sul, que atravessará os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás e São Paulo.

Geração de emprego e renda

Essas obras gerarão cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos na região, além de estimular o investimento privado no setor ferroviário. Para isso, o governo federal fez um acordo com os estados para zerar o ICMS de obras ferroviárias.

A meta do novo PAC é dobrar a participação da malha ferroviária no transporte do Brasil, de 20% atualmente para 40% até 2035. Com isso, o país terá um transporte mais eficiente, sustentável e competitivo.

A tabela abaixo mostra as ferrovias do Nordeste contempladas no Novo PAC.

Ferrovia Extensão (km) Investimento (R$) Status Objetivo
FIOL 1 e 2 (BA) 1.527 9,6 bilhões Em andamento Conectar o porto de Ilhéus com a Ferrovia Norte-Sul, escoando a produção de minério de ferro e grãos do oeste baiano
EF-025/101/116/430 (BA/MG) 1.142 13,5 bilhões Nova concessão Ampliar a capacidade de transporte de cargas entre os estados da Bahia e Minas Gerais, integrando com os portos de Aratu e Salvador
Estrada de Ferro dos Carajás (MA/PA) 892 9,8 bilhões Concessão existente Aumentar a capacidade de transporte de minério de ferro entre a mina de Carajás e o porto de Ponta da Madeira, além de atender à demanda por transporte de passageiros na região
Malha Nordeste (MA/PI/CE/RN/PB/PE/AL) 4.200 11,3 bilhões Concessão existente Modernizar e expandir a malha ferroviária do Nordeste, melhorando a integração regional e o acesso aos portos do litoral
Transnordestina (PI/CE/PE) 1.753 11,2 bilhões Em andamento Conectar o sertão nordestino aos portos de Pecém e Suape, transportando minério de ferro, grãos e outros produtos
EF-404 (PI) 477 4,5 bilhões Nova concessão Interligar a Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul, criando um corredor logístico entre o Nordeste e o Centro-Oeste
Malha Centro-Leste (SE/BA/MG/RJ/ES/SP/GO/DF) 7.223 14,8 bilhões Concessão existente Ampliar e modernizar a malha ferroviária que liga o Centro-Oeste ao Sudeste e ao litoral, transportando produtos agrícolas, industriais e siderúrgicos
Ligação da Transnordestina à Norte-Sul (TO/MA/PI) 1.550 7 bilhões Nova concessão Conectar a Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul no estado do Tocantins, criando um corredor logístico entre o Nordeste e o Norte
Corredor FICO-FIOL (TO/BA/MT/GO) 1.641 12 bilhões Nova concessão Conectar a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), formando um corredor logístico entre o Centro-Oeste e o litoral baiano

Fotos: Governo Federal

Fonte: NE9

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