Guia da praia de nudismo: antes de ficar peladão, leia as dicas

Antes de se livrar das roupas para curtir praias paradisíacas, leia este guia
Imagem: Getty Images

O que acontece se tiver uma ereção? Homem sozinho pode entrar? É permitido tirar fotos? Algumas dúvidas são inevitáveis quando o assunto é praia de nudismo – ou naturista, como preferem os mais puristas no lifestyle livre, leve e solto.

Para esclarecer mitos e verdades relacionados ao tema, conversamos com o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro. O resultado é nosso guia básico de bons modos na praia de nudismo, que você confere a seguir:

Quando tirar a roupa?

“Em algumas praias de nudismo é obrigatório tirar a roupa logo na entrada, como em Tambaba (PB). E você a carrega até o local que desejar se acomodar. Em outras praias, você entra vestido e tira a roupa no lugar que decidir ficar, como em Abricó (RJ). Vale conferir as regras de cada praia. Geralmente, uma placa na entrada orienta os visitantes sobre as regras locais”.

O que acontece se tenho uma ereção?

“Vai depender do tipo de ereção. Muitas pessoas têm uma espontânea por tensão ou algo do tipo. Quando isso acontece, você deve ficar discreto e tentar relaxar para que ela passe. Caso a situação demore, vá rapidamente até o mar ficar na água fria. Mas a ereção é algo que raramente acontece. O que sugiro é que não vá pensando nisso”.

Preciso me cobrir ao entrar em um restaurante?

“Numa área naturista não precisa. O que se recomenda é que coloque uma canga onde for sentar por uma questão de higiene e respeito pelas outras pessoas. Isso também é uma recomendação para a praia: nunca sentar diretamente na areia se estiver nu ou nua”.

Há seguranças vigiando as praias?

“Depende do local. A praia do Pinho (SC), do Abricó e Tambaba têm fiscalização e orientação. Geralmente, são pessoas pagas que circulam analisando se todos estão cumprindo as regras do naturismo. Quando é constatada alguma conduta desrespeitosa, o orientador vai até essa pessoa, explica o que está acontecendo, e pede para que mude de atitude. Se isso não acontecer, ela é convidada a se retirar da praia. Em casos mais extremos, a polícia pode ser acionada. Nas praias mais reservadas, quem faz esse papel de fiscal são os próprios naturistas”.

Famílias com crianças podem entrar no lado naturista?

“O naturismo é para todas as idades, de zero a 99 anos. Em alguns locais, o nudismo é obrigatório a todos. Porém, há praias nas quais crianças até os 12 anos não precisam ficar sem roupa. Isso porque elas podem não estar preparadas para a experiência. Além disso, é mais difícil controlá-las para não sentarem peladas direto na areia, o que pode ocasionar doenças”.

Homem desacompanhado entra?

“A permissão varia de acordo com o local. Em Tambaba e na praia do Pinho só entram homens desacompanhados de mulheres se apresentarem o cartão da Federação Internacional de Naturismo com selo do ano vigente. Em outras praias, não. No Abricó e Galheta (SC), por exemplo, qualquer pessoa entra. Nas outras praias, existe uma área para homens desacompanhados, mas você pode falar com a organização local para pedir permissão e conseguir circular na área comum”.

Mulheres podem entrar sozinhas ou acompanhadas nas praias, diferente dos homens Imagem: Getty Images/iStockphoto

Existem taxas para se usar a praia?

“Não existem taxas, a praia é pública”.

Pode tirar foto ou é proibido?

“Pode fotografar à vontade, contanto que sejam apenas imagens de você ou quem estiver junto. Não é permitido tirar fotos de mais ninguém sem autorização”.

É obrigatório tirar a roupa?

“Em algumas sim, em outras não. Cada local tem regras específicas. Mas raramente você encontrará uma que não seja obrigatório. É interessante se informar sobre as normas da praia que pretende visitar. A pergunta-chave é: por que você iria a uma praia naturista para não tirar a roupa?”.

Fonte: Nossa Viagem

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *