HOJE NA HISTÓRIA – 1971: MARINER 9 ORBITA MARTE

FOTO: WIKIPÉDIA

Como a nona sonda do programa de Marte da NASA, a Mariner 9 estava destinada a ser uma nota de rodapé na história. A Mariner 8 foi concebida para alcançar a grandiosa honra de ser o primeiro satélite artificial a orbitar Marte, enquanto a Mariner 9 foi projetada para chegar em segundo lugar, quase como uma nave de apoio para a missão de mapeamento de sua sonda irmã.

Mas quando a Mariner 8 fez um pouso forçado no Atlântico logo após uma falha de lançamento, a Mariner 9 estava à beira da grandeza. Após um lançamento bem-sucedido no final de maio, a espaçonave completou sua jornada de 167 dias e entrou na órbita de Marte em 13 de novembro de 1971. Pela primeira vez na história, um objeto feito pelo homem estava viajando ao redor de outro planeta.

Pesando 2.200 libras, o Mariner 9 estava carregado com câmeras de imagem, um espectrômetro infravermelho para investigar a atmosfera e um radiômetro para examinar seu solo – ferramentas que ajudaram a mudar a percepção dos cientistas sobre Marte. As imagens mostraram um planeta repleto de formações geológicas impressionantes – incluindo a maior montanha do sistema solar, Olympus Mons – e um mundo que antes fluía água.

A Mariner 9 enviou de volta 7.329 imagens e mapeou 85% da superfície do Planeta Vermelho. A Mariner 9 enviou sua transmissão final em 27 de outubro de 1972, mas continua sua órbita em torno de Marte até hoje, e deve colidir com a superfície marciana em 2022.

FONTE: WIKIPÉDIA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.