INSS: ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO EM 2022; CONFIRA A PREVISÃO DE PAGAMENTO

Com a antecipação do abono para os aposentados em 2020 e 2021, por causa da pandemia, muitos querem saber quando será pago o décimo terceiro em 2022.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Anualmente, o Instituto Nacional de Seguro Social faz o pagamento do décimo terceiro para, em média, 31 milhões de segurados.

Todos os segurados do INSS que recebem os benefícios de pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria possuem direito ao décimo terceiro.

Contudo, os que recebem os benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social não possuem direito a receber o abono salarial.

Com a antecipação do abono para os aposentados em 2020 e 2021, por causa da pandemia, muitos querem saber quando será pago o décimo terceiro em 2022.

O abono salarial costuma ser pago nos meses de agosto e novembro, sendo que em 2020, as parcelas foram pagas nos meses de abril e junho e no ano de 2021, em maio e julho.

O Ministério da Economia não divulgou, até o presente momento, qualquer possibilidade de adiantamento do décimo terceiro 2022.

Em 2020, a antecipação somente foi divulgada em maio, mesmo mês que foi pago a primeira parcela.  Na época, foi levado em consideração o último número do benefício para saber a data de pagamento.  No ano passado houve a divulgação da antecipação do pagamento no mês de março.

Especialistas acreditam que o pagamento do décimo terceiro deverá ser feito somente no segundo semestre deste ano. De todo modo, todo ano é divulgado o calendário de pagamento e o mesmo é disponibilizado no App Meu Inss.  A consulta ao calendário pode ser feita sem a necessidade de qualquer cadastro.

Cabe salientar que os recém-aposentados ou os que tiveram a pensão concedida de forma recente receberão o abono proporcional ao tempo de ativação do benefício.

Fonte: Pronatec

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.