OS FOTÓGRAFOS MAIS ANTIGOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Trazemos pra você uma lista dos primeiros fotógrafos de toda a história potiguar e um pouco de cada um deles

1º Manoel Dantas

Área da Santa Cruz da Bica, Natal/RN, no início do século XX

O seridoense Manoel Dantas, que viveu até 1924, foi um historiador, geógrafo, advogado, jurista, pedagogo, orador, político e jornalista, que imaginou e contou a cidade de Natal em múltiplas narrativas.

Manoel se formou em Recife em 1890, período de transição da Monarquia para a República, local que formava a elite intelectual do nordeste.

Ele foi o primeiro fotógrafo genuinamente potiguar a registrar os aspectos urbanos de Natal no início do século retrasado.

 

2º João Alves de Melo

O fotógrafo, escritor e jornalista João Alves de Melo (1896-1989) reuniu um dos acervos visuais mais preciosos sobre a 2ª Guerra em Natal, e a história da cidade no começo do século passado. O material, que conta cerca de quatro mil fotos, está sob a guarda do filho Edmundo Alves. Uma parte desse acervo – 800 fotos – está no livro “Asas sobre Natal – Pioneiros da Aviação no RN”, que deverá ser lançado pela Fundação José Augusto na 1ª quinzena de setembro. O livro está em fase de diagramação por Marize Castro. A foto de Roosevelt e Vargas no jipe às margens do Potengi em 1943 é o clique mais famoso do fotógrafo.

Além de registrar os movimentos aéreos de 1920 até 1945, João Alves Melo também captou a vida social e urbana natalense, com seus personagens, ruas e prédios públicos. “São caixas e mais caixas de fotos, preciosidades que muita gente não viu até hoje. Temos até as chapas de vidro que os fotógrafos da época usavam”, diz Edmundo. Segundo ele, há interesse em digitalizar o material e fazer uma exposição. Mas só depois que “Asas sobre Natal” for lançado.

 

3º José Ezelino da Costa


José Ezelino da Costa foi o primeiro fotógrafo negro do sertão do Rio Grande do Norte. Era um homem de origem humilde que viveu entre 1889 e 1952. Ezelino nasceu no sítio Umbuzeiro, sertão do Rio Grande do Norte, nos arredores da cidade de Caicó.

Sua primeira câmera foi um presente de um vizinho e, a partir daí, desenvolveu técnicas peculiares de fotografia. Ele retratava os membros da família, quando não era comum encontrar imagens de negros que não estivessem em trabalhos subalternos.

Ele não deixou acervo. Algumas pessoas até têm fotografias impressas, mas uma das principais fontes de informação sobre ele é uma sobrinha-neta de José Ezelino, Ana Zélia Maria Moreira, neta de Mathilde Maria da Conceição, que era irmã do fotógrafo.

 

4º Valdemir Germano


O retratista Valdemir Germano, também foi outro fotógrafo que começou durante a Segunda Guerra em Natal. Ele manteve um estúdio e laboratório fotográfico no Grande Ponto natalense por mais de 60 anos.

Seu Valdemir fotografou personalidades como Newton Navarro e Câmara Cascudo.

Ele morreu aos 89 anos deixando esposa e filhos.

 

5º Jaeci Emerenciano Galvão

Foto: reprodução

Jaeci nasceu em Natal e narrou a história da cidade através de fotografias. Seus primeiros registros foram feitos no período da 2ª Guerra Mundial, quando Natal recebeu uma enorme base militar americana (Parnamirim Field). Em 1948, inaugurou o primeiro estúdio, no Alecrim, com a marca “Foto Jaeci”. A assinatura marca imagens da capital potiguar desde a época em que tinha apenas 50 mil habitantes.

Seu acervo possui fotos de praias urbanas, prédios, acontecimentos sociais e políticos e retratos de famílias. Em 2012, Jaeci Emereciano lançou uma coleção de CDs com uma seleção de 200 imagens intitulada “Natal de ontem” e “Natal de hoje”.

Jaeci morreu de AVC aos 87 anos, possuindo o maior acervo de imagens da capital potiguar.

Obs.: segundo o repórter Tadzio França, no seu trabalho “Às nossas memórias fotográficas”, antes de Jaeci, atuavam na área nomes como José Seabra, Jorge Mário e Grevy. Todos com acervos que ainda não foram devidamente organizados.

Fonte: curiozzzo.com

Compartilhe:

Comentários (6)

  • JORGE TEOTONIO DA FONSECA MELO Responder

    Faltou Deodato. Fotógrafo famoso dos Esportes, principalmente o futebol. Nas décadas de 60 e 70 do sec passado.

    11 de outubro de 2021 at 09:07
  • Manoel Cavalcanti Neto Responder

    Beleza, merece lembrarmos de Seu Namorado, Jorge Mário, Rodrigues, Dany Cooperados, entre outros que fizeram história com belas estórias.

    11 de outubro de 2021 at 06:29
  • Wellington Responder

    Boa matéria, ainda conheci os mestres Jaeci e Valdemir Germano !

    10 de outubro de 2021 at 19:21
  • Eliel Matias Responder

    Muito muito muito bom ? perfeito

    10 de outubro de 2021 at 16:55
  • Flávio Rezende Responder

    Show de mate,parabéns

    10 de outubro de 2021 at 13:20
    • Redação Responder

      Pretendo fazer uma com o título: “Fotógrafos do RN”.

      10 de outubro de 2021 at 16:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *