Paulo Lins, autor de ‘Cidade de Deus’, lança livro sobre Mãe Luíza nos 40 anos do Centro Sócio-Pastoral

Foto: baladaliteraria.com

O escritor e roteirista Paulo Lins, conhecido pelo best-seller “Cidade de Deus”, estará em Natal no dia 5 de maio para o lançamento do livro “Mãe Luiza – construindo otimismo”, no qual ele conta a história do nascimento da comunidade que passou de favela a bairro ativo.

A sessão de autógrafos acontece às 19h, no Ginásio Arena do Morro, e integra as comemorações de 40 anos do Centro Sócio-Cultural Nossa Senhora da Conceição. A programação acontece entre os dias 3 e 5 de maio e conta ainda com a palestra “Desenvolvimento Social e Arquitetura” e o lançamento do  “Concurso Arquitetônico Comunidades Vivas”.

A instituição foi fundada pelo padre Sabino Gentili no final da década de 80, juntamente com pessoas da comunidade, e funciona como organização filantrópica que aglutina as principais atividades sócio-culturais do bairro e é responsável pelo modelo de inclusão social promovendo ações de arte, cultura, esportes e educação.

Atualmente sob a direção de Padre Robério Camilo e Ion de Andrade, o Centro emprega cerca de 60 funcionários, em sua maioria do próprio bairro de Mãe Luiza, distribuídos entre seis atividades principais: Escola Espaço Livre; Casa Crescer; Instituição de Longa Permanência para Idosos Espaço Solidário; Ginásio Poliesportivo Arena do Morro; Escola de Música de Mãe Luiza; e Espaço TransformAção.

Essas atividades atendem cerca de mil usuários da comunidade de forma diária, além de outras ações esporádicas e rotativas desenvolvidas em parceria com outras instituições como UFRN, IFRN, Senac, Sebrae, SAR, SESI, SESC, dentre outras que ampliam esse público.

O escritor Paulo Lins é autor do best-seller Cidade de Deus, que virou filme de sucesso dirigido por Fernando Meirelles

Otimismo

A obra de Paulo Lins mostra que é possível construir um futuro melhor com otimismo e entusiasmo. Na primeira parte do livro, Paulo Lins conta a emocionante história da criação da favela.

A família do Sr. José e D. Lucia com os filhos Regina, Neuza, Chico e Fefedo, este muito a contragosto, é obrigada a fugir da seca do sertão e a imigrar para a cidade grande, onde lutam por um pedaço de terra para chamar de seu, na esperança de uma vida melhor.

A vida nas cidades também não é nada fácil, mas graças ao otimismo e à solidariedade, os objetivos desta família e de outras na mesma situação foram gradualmente se materializando.

A segunda parte da obra descreve como nos últimos 30 anos, o distrito de Mãe Luiza, que passou de uma favela miserável para uma comunidade ativa. Desde a primeira ajuda humanitária para a construção de um ginásio, esse processo é descrito em pequenos artigos e ensaios ricamente ilustrados.

Confira a programação :

 

Fonte: Blog Típico Local

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *