PENSE! Rede de solidariedade garante abastecimento do HUOL

Por Ascom da EBSERH

Desde que começou a pandemia do coronavírus, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à UFRN e a Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), passou a contar com um novo pilar de sustentação: a solidariedade. Nos últimos meses, iniciativas públicas e privadas asseguraram apoio às equipes assistenciais do Huol, seja doando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou kits alimentícios variados, como doces e sanduíches, para os profissionais de saúde.

De acordo com o superintendente da unidade, Stenio da Silveira, há momentos naturais de dificuldade de fornecedores, cenário agravado pela covid-19, cuja corrida por itens médico-hospitalares aumentou a obtenção de produtos no volume e qualidade necessários, mesmo havendo condições administrativas e financeiras para aquisição. “Essa rede de apoio foi fundamental, pois várias entidades atenderam aos nossos pedidos, mesmo diante desse cenário de peculiar desabastecimento”, relata o gestor. Empresas, empresários e outras instituições contribuíram doando e emprestando itens de primeira necessidade. A soma de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool 70% recebidos superou 140 mil unidades, envolvendo 21 diferentes doadores.

A UFRN, por exemplo, doou diferentes tipos de máscaras (descartável; N95; tripla camada; cirúrgica descartável; PFF2; cirúrgica com tira), luvas (não cirúrgica; descartável), toucas e álcool (70%, tanto líquido quanto em gel). Os segmentos universitários mobilizados incluem a Escola de Saúde (ESUFRN); Escola Agrícola de Jundiaí; Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Centro de Educação; Faculdade de Farmácia; Instituto de Medicina Tropical (IMT); Instituto de Química; Diretoria de Material e Patrimônio (DMP); Departamento de Engenharia de Materiais e Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam).

Segundo a gerente administrativa do Huol, Zilmar Fernandes, as doações expressam a essência social da UFRN diante das necessidades da comunidade, que tem o Onofre Lopes como amparo. “Vivenciar esse movimento de perto nos emocionou profundamente, de modo que registramos nossa mais sincera gratidão”, agradece Zilmar.

O Huol segue agindo para manter seu estoque e garantir o abastecimento das áreas assistenciais e de apoio. Assegurar a estrutura de suporte e segurança para os profissionais é um compromisso contínuo. Por vezes, a solidariedade também parte do próprio HUOL, que desde o início da crise já disponibilizou diferentes itens para outros serviços de saúde.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *