PHIL RAJZMAN É UM DOS DESTAQUES DO EVENTO DE LONGBOARD NA PRAIA DA PIPA (RN), A PARTIR DE QUINTA-FEIRA

Bicampeão Mundial de Longboard, Rajzman, disputará nesta semanao Festival Pé no Bico (Crédito Gabriel Vilaça)

“Festival Pé no Bico” reunirá 130 competidores, de 22 a 25/7, no litoral potiguar. Além da competição, o evento visa difundir a cultura do longboard, com exposição fotográfica, filmes, música e, ainda, ação social

O longboard vai invadir a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, de quinta-feira (22) a domingo (25), na 2ª edição do Festival Pé no Bico. Um dos destaques do evento potiguar será o bicampeão mundial Phil Rajzman, carioca que faturou dois títulos para o Brasil em 2007 e 2016. Já estão inscritos 130 competidores de nove categorias e as baterias sob os pranchões serão disputadas em duas praias da região. Madeiro e Abacateiro.

“O Phil é uma referência mundial da modalidade e uma grande inspiração para vários atletas do longboard. Aqui na nossa região ele tem muitos fãs, por isso contar com sua presença em nosso festival é uma honra e um privilégio, pelo atleta e a pessoa que é, reconhecido mundialmente pelo seu surfe”, afirma Gabriel Shallon, organizador e idealizador do Festival Pé no Bico.

O atleta da elite mundial chegou nesta segunda-feira, 19, em Pipa, para se ambientar as marolas da região e levou suas pranchas de fabricação própria (Phil Rajzman Shapes) onde mostrará suas manobras clássicas e seu estilo radical com muita técnica. Vale ressaltar que Rajzman segue uma visão polinésia do surfe, na qual o importante é estar dentro da água e se divertir, independentemente do equipamento que esteja usando.

“Gosto demais de surfar no Nordeste, que tem ótimos picos. A última vez foi em dezembro, quando disputei o Jeri Longboard Surf Festival (Jericoacoara/CE), etapa final do Campeonato Brasileiro. Estou empolgado e preparado para o Pé no Bico e acredito que teremos dias de muito surfe por aqui e será pura diversão”, explica Rajzman. “Trouxe dois modelos que são específicos para esse tipo de onda: o Yellow Monkey, voltado para o surfe clássico, mas que proporciona uma versatilidade grande e o Blue Monkey, que permite bastante flutuação e consegue se desenvolver em qualquer situação mesmo se as ondas estiverem pequenas”, explica o bicampeão.

O festival vai muito além da competição, pois tem como foco, também, difundir a cultura do longboard, tanto que durante os quatro dias os participantes poderão desfrutar de uma programação artística, cultural e educativa. Haverá uma exposição fotográfica, mostra de filmes da modalidade, música ao vivo no pôr do sol, ações visando a limpeza das praias com coleta de materiais recicláveis, yoga e ginástica natural, além de ação social com distribuição de cestas básicas para a população local.

A competição será dividida em baterias para atletas profissionais, amadores e iniciantes, que incluem participantes de todas as idades. Na praia do Madeiro competem as categorias: Open Feminino, Open Masculino, Grand Master 40+, Grand Kahuna 50+, Iniciantes Feminino, Iniciantes Masculino, Junior e Cooperativa. Já na praia do Abacateiro serão as disputas da categoria Open Progressivo. Mais informações: https://penobico.weebly.com

Futuro do longboard – Nascido em Búzios (RJ), o pequeno Benjamin Almeida tem 8 anos, surfa desde os 4, e há oito meses foi incentivado por Rajzman a praticar o longboard e, desde então, tem se dedicado com afinco à modalidade. É adepto dos esportes – skate, capoeira, judô – mas foi no surfe que encontrou sua grande paixão. Ben está há dois meses em Pipa (RN), passando uma temporada com a família e participará do Festival Pé no Bico pela categoria Open e Iniciantes. “É um garoto super talentoso, ama surfar, está motivado com o longboard e isso é contagiante. Mal cheguei, já me ligou para pegar a prancha nova que desenvolvi especialmente para disputar a competição. É bem gratificante poder patrocinar um garoto que terá um futuro brilhante como ele”, ressalta Rajzman. “Só posso agradecer ao nosso bicampeão mundial e meu mentor Phil e dizer que a brincadeira está virando coisa séria e que a cada dia me dedico mais e me apaixono mais pelo longboard”, finaliza Ben.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 39 anos, é bicampeão mundial de longboard em 2007 e 2016. O atleta da elite mundial tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante. Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Em seguida, começou a colecionar títulos. Atualmente mora em Búzios (RJ) e busca o tricampeonato mundial.

Phil Rajzman tem apoio da Geribá Beach House, Phil Rajzman Surf Experiences, Phil Rajzman Shapes e Geribá Sunrise House. Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” youtube.com/user/rajzman1 e no site www.philrajzman.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *