PONTA DO MEL (RN) É O ÚNICO LUGAR NO MUNDO ONDE O SERTÃO ENCONTRA O MAR

Você já esteve em Ponta do Mel, no Rio Grande do Norte? Pois saiba que lá é o único lugar no MUNDO onde o sertão encontra o mar.

O nome curioso “Ponta do Mel” se deve a existência de abelhas jandaíra na região. Também existe um município vizinho chamado Serra do Mel, mas a praia faz parte mesmo do município de Areia Branca, que fica a 330 km da capital Natal. Dá só uma olhada como ela é linda:

Foto panorâmica com toda a beleza da Ponta do Mel, Areia Branca, RN. Foto: Compartilhe Viagens.

Areia Branca é uma cidade de quase 28 mil habitantes que começou como uma pequena vila de casas coladas até o cais do porto, ás margens do Rio Mossoró, e se espalhando por toda parte até o mar. O município, que foi emancipado de Mossoró em 1892, tem uma infinidade de lindas e interessantes paisagens, dispostas em mais de 40 quilômetros de extensão.

A cidade é mais conhecida pela sua economia voltada para a extração e industrialização do sal e pelo seu Porto-ilha. É por lá que passa toda a produção salineira nacional, tanto para consumo interno quanto para exportação, você sabia? Assim ela ganhou o apelido de “cidade do sal”, mas tem potencial para ser transformada em grande polo do turismo.

Na praia de São Cristóvão (Ponta do Mel, RN) tem uma barraca e restaurante chamado Fenda do Biquíni (na foto), com uma estrutura de madeira. Com música, cardápio variado e preço justo. Foto: Compartilhe Viagens.

Agora vamos entrar uns 30km da sede do município até a pequena vila de pescadores chamada de Praia de São Cristóvão, que faz parte da praia de Ponta do Mel. É exatamente nesse ponto da costa potiguar que o sertão encontra com o mar, criando um cenário exótico, com enormes falésias avermelhadas unidas a vegetação e animais típicos da caatinga sertaneja. Uma mistura de praia com campo, onde é bem comum encontrar vacas e caprinos pastando.

Assim é Ponta do Mel. Um cenário para quem chega lá de rio, mar, dunas, salinas e um exclusivo e inédito contraste com vegetação de caatinga, e, apesar de ainda ser uma vila de pescadores, “Mel”, como é chamada pelos nativos, dispõe de toda a infra-estrutura para o turismo, como rodovia asfaltada, hotéis e restaurantes.

Voltando ao longo da praia, você encontra o Farol da Ponta do Mel, outro atrativo do vilarejo de Ponta do Mel. Construído em 1889, ele tem 14 metros de altura e é aberto para a visitação, às 17h, quando as luzes são acesas.

Farol Ponta do Mel. Foto: Compartilhe Viagens.

Se você quiser estender o passeio um pouco mais à frente, você encontra o município de Porto do Mangue onde se encontram as Dunas do Rosado, da qual já falei aqui. Uma sequência de montanhas de “areias coloridas” com 10 km² de extensão, que foram cenário de filmes como “Maria, Mãe do Filho de Deus”, novelas como “O Clone” e “Flor do Caribe”, e da série “3%” da Netflix. As Dunas do Rosado tem esse nome por se localizarem na Praia do Rosado, elas fazem parte da unidade de conservação de proteção integral brasileira localizada no Pólo Costa Branca, com território no município de Porto do Mangue.

Com informações de Compartilhe Viagens e Chão Potyguar

Texto de Henrique Araujo, do Curiozzo.com

Compartilhe:

Comentários (2)

  • Valquiria Responder

    Eu e meu marido, conhecemos esse lugar, maravilhoso, lindo, mágico, Fui a mais de 10 anos e saboreei um peixe fresquinho saindo do mar naquela hora, nossa, muito bom! Nunca vi um céu tão estrelado em toda minha vida, parecia que as estrelas iria cair encima de nós, a escuridão é tanta que estavamos um passo da água e não conseguia enxergar, nossa que Saudades! Espero em breve voltar. Gente vale muito a pena. Abraços!!!

    10 de dezembro de 2021 at 10:21
  • Rodrigo Battu Responder

    Temos um grande potencial não relatado em Ponta do Mel-RN. O melhor lugar do mundo no voo livre (Asa-Delta) & (Parapente) constante todos os dias !

    22 de junho de 2021 at 21:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *