PROGRAMA ‘PAPO DE FOGÃO’ MAPEIA A GASTRONOMIA RAIZ DE FEIRAS, MERCADOS E RUAS DE NATAL

Fernando Amaral e a cozinheira Toinha, do Restaurante e Lanchonete Santa Maria – Mercado da 6

Série de programas apresentados pelo chef e publicitário Fernando Amaral percorre a cidade através dos sabores da culinária raiz e seus fazedores. A série conta com patrocínios da Prefeitura de Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center

Uma das maneiras de se conhecer o povo de um lugar é pela comida, e nesse quesito as feiras e mercados são um convite à memória gustativa e familiar. Nesses locais ainda se oferece uma culinária popular de raiz que tem sustança, tempero e herança. É sobre elas que a série “Papo de Fogão” vai se debruçar a partir do dia 1º de agosto, pelo canal no Youtube e pela tv aberta. O programa é idealizado e apresentado pelo publicitário Fernando Amaral. Será exibido aos sábados pela Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).

“Papo de Fogão Raiz – Feiras, Mercados e Ruas” é patrocinado pela Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center. Serão dez programas, um a cada mês, onde o espectador vai conhecer as receitas, ingredientes, iguarias e histórias de quem cozinha essa comida raiz ainda muito apreciada pelo natalense, seja o consumidor, frequentador ou trabalhador desses espaços de comércio tradicional da capital. “A comida de mercados e feiras tem no tempero um de seus segredos, são comidas muito saborosas e feitas com amor”, disse o idealizador do programa, Fernando Amaral.

A princípio foram inseridas as principais feiras e mercados de Natal. Estão mapeados o Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, Quintas, São José e Rocas. Também foram inseridos, no quesito ruas, o quiosque Bar Pernambuco, no Canto do Mangue, e um setor na cidade que também se destaca por esta culinária raiz, a região do Beco da Lama e adjacências.

Segundo a produtora executiva Danielle Brito, o “Papo de Fogão” vai tratar não apenas das comidas das principais feiras e mercados de Natal, mas um pouco da história dessas pessoas que fazem a gastronomia raiz no ambiente no qual estão consolidadas, identificando os locais e seu potencial cultural e turístico. “Será um programa voltado para esse fazer culinário mais popular, aqueles sabores que a gente já não encontra tão fácil. Então o olhar do Papo de Fogão será voltado para esta gastronomia e seus fazedores, essas cozinheiras e cozinheiros que a gente não conhece e estão espalhados pela cidade”, comentou.

Iguarias

Chambaril, carneiro, galinha, tapioca no coco com peixe frito em fogo de barro, Ginga com tapioca são alguns pratos que terão suas receitas mostradas no programa. A cada episódio, novos personagens vão estar inseridos com suas receitas, modos de fazer e suas histórias. Também traz o componente turístico. Exemplo é o Mercado da Seis, que é conhecido pelas cestarias, cerâmicas, objetos de couro e barro, além de temperos, frutas e verduras.

“A gente vai desmistificar essa ideia de que comida de mercado e de feira não é saborosa e sim preparada com cuidado e capricho. Um exemplo que podemos mostrar é seu Pernambuco, que está há 65 anos em seu ponto no Canto do Mangue fazendo uma comida bem feita, saborosa, com segurança alimentar e os modos de fazer herdados de gerações remotas. Os mercados são frequentados no mundo inteiro, e no programa a gente quer quebrar esse paradigma aqui e convidar a população a frequentar”, disse o apresentador.

LEVANTAMENTO E LIVRO DE RECEITAS

O “Papo de Fogão Raiz” também pretende contribuir com um olhar mais sensível para esta gastronomia. Uma das observações da equipe durante a pesquisa, no levantamento de campo, é que houve uma diminuição do grande número de pessoas que faziam comida nas feiras, se levar em consideração o cenário de 15 anos atrás. “A pesquisa também identificou que tem pessoas que atuam em várias feiras, fazem a chamada ‘Cozinha das Rocas’, ‘Cozinha do Carrasco”, que é uma coisa a se refletir”, disse a produtora Danielle Brito.

O fruto desse trabalho também vai gerar um livro com as principais receitas, trazendo um conteúdo iconográfico através da história desses mercados e desses cozinheiros. “Um ensaio que vai refletir, em cima de pesquisa bibliográfica, essa diminuição que a gente está vendo entre cozinheiros de feiras”, explicou.

Programa Papo de Fogão Raiz – Mercados, Feiras e Ruas de Natal

Estreia dia 31 de julho, com exibição aos sábados pela Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical RN (10h).

FICHA TÉCNICA

Apresentação: Fernando Amaral

Direção: Augusto Lula

Produção Executiva: Danielle Brito

Assistente de Produção: Raquel Lucena

Produtora: Praia Filmes

Câmeras: Carlos Augusto, João Milton, Lucas Venâncio.

Direção de fotografia: Carlos Augusto

Áudio: Marco Aurélio

Edição: Alysson Flávio e João Milton

Assessoria de imprensa: Cinthia Lopes

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.