PROJETO CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL ESTÁ DE VOLTA ÀS RUAS

O projeto Conexão Elefante Cultural está de volta às ruas. Após um ano de atividades remotas e adaptações devido a pandemia, a trupe volta a cair na estrada a partir desta quarta-feira (22), rumo às cidades do interior potiguar, para apresentações presenciais. A Trupe da Luz, o grupo oficial do projeto, vai percorrer sete municípios do estado, oferecendo cultura, lazer e educação nas principais praças de cada lugar. A Conexão, agora em sua 6ª edição, está retomando o objetivo primordial, que é ocupar espaços públicos e reunir pessoas em volta da arte.

A Trupe da Luz, o grupo oficial do projeto, vai percorrer sete municípios do estado, oferecendo cultura, lazer e educação – REPRODUÇÃO TN

Este ano a Trupe da Luz é formada por cinco artistas independentes, ligados ao audiovisual, dança, circo, teatro, contação de histórias e customização plástica, sob a coordenação de Diana Fontes e Joana Patino. Participam do grupo os artistas André Rosa, Cissa Cortez, Giovanna Araújo, Joriana Pontes e Rodrigo Bico.

Durante a turnê, serão realizadas oficinas gratuitas de teatro, reciclagem e audiovisual, uma intervenção visual urbana, além de intercâmbio com grupos artísticos locais. Para fechar a programação, haverá uma apresentação pública da Trupe da Luz, com a participação dos artistas de cada cidade.

A circulação presencial de 2021 vai passar pelos seguintes lugares: estreia hoje (quarta 22), na Praça Pedro Alves, em Monte Alegre, sempre às 19h; dia 23, será a vez de Poço Branco, na Praça do Sagrado Coração de Jesus; dia 24 em Passagem, na Praça Senador Dinarte Mariz; Monte das Gameleiras é a cidade do dia 25, na Praça Luiz Teixeira Marinho; no dia 26, em Serra de São Bento, na Praça do Turista; dia 27, em Serra Caiada, na praça de eventos ao lado do hospital, e fechando no dia 28 em Brejinho, no ginásio poliesportivo Avelino Matias Xavier.

Segundo Diana Fontes, a idealizadora do projeto, o interesse e a articulação dos municípios foi fundamental para que o Elefante voltasse às estradas. “Com apoio local, conseguimos divulgar as oficinas para crianças e adultos e vamos poder realizá-las com todas as orientações sanitárias que o momento ainda pede. O mesmo deve acontecer com as apresentações da Trupe em praça pública”, disse.

O projeto Conexão Elefante Cultural nasceu há seis anos como uma forma de levar o artista aonde o povo está, circulando pelas ruas e praças de diferentes municípios do Rio Grande do Norte. Em agosto do ano passado, pela primeira vez a Trupe da Luz saiu das ruas e levou suas apresentações para o meio virtual.

Utilizando a imaginação e seu talento, o grupo conseguiu construir uma ponte entre o digital e o presencial na produção de seu material. Foi assim que surgiu o seriado “Na Bagagem do Elefante”, em cinco episódios. Em outubro, a experiência virou um e-book, “Na Bagagem do Elefante – Oficinas artísticas para crianças e adolescentes”, pensado para professores e educadores em geral. No online, seguiu com suas oficinas e ações.

FONTE: TN

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *