Projeto de suporte terapêutico gratuito para familiares de dependentes químicos abre inscrições em Natal

Iniciativa é do Grupo Terapêutico Renovar e busca dar assistência emocional a partir de encontros coletivos

Imagem: Pexels

O Grupo Terapêutico Renovar está com vagas abertas, em Natal, para dar suporte a familiares que convivem com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. As inscrições seguem até o dia 4 de maio, das 8h às 21h, através do telefone (84) 3216-8607.

O projeto faz parte das atividades do Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da Universidade Potiguar (UnP) e busca minimizar o sofrimento com apoio mútuo em grupo. Dessa maneira, os encontros acontecerão todas às quartas-feiras dos meses de maio e junho, a partir do próximo dia 4, sempre às 19h. Os atendimentos serão presenciais na Sala de Atividades Grupais do SIP, localizada na Unidade Roberto Freire.

Professora doutora responsável pela iniciativa, Maria Aparecida França explica que o projeto se mostra importante frente aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, que atestou um aumento expressivo de 54% nos atendimentos de dependentes químicos durante a quarentena, intensificando o sofrimento das pessoas que convivem com esse público.

“É importante que familiares e amigos se sintam apoiados e possam acessar informações sobre o manejo da problemática, formas de tratamento e do próprio autocuidado. O sentido disso tudo é proporcionar uma convivência mais saudável, minimizando conflitos e o sofrimento”, explica a docente.

Devidamente supervisionadas, as atividades oferecidas pelo Grupo Terapêutico Renovar são realizadas por alunos concluintes do curso de Psicologia. “A missão da equipe vai além de conscientizar sobre o vício, proporcionando um trabalho direcionado a contribuir para melhorar a qualidade de vida e evitar o adoecimento mental de familiares, a partir de um trabalho de gerenciamento de danos”, pontua a professora Maria Aparecida França.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância, com polos em diversas cidades do país, além de cursos técnicos.
Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica.

A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *