Quando fazer alongamento: antes ou depois de treinar?

Foto: Assessoria

Os alongamentos fazem parte da rotina de quem pratica exercícios físicos. Ou, pelo menos, deveriam fazer. Estes movimentos aquecem e auxiliam na flexibilidade e mobilidade do corpo para os treinos, além do efeito de relaxamento.

Mas uma dúvida frequente das pessoas que praticam exercícios regularmente é: devo fazer alongamento antes ou depois do treino?

O professor da academia Pulse, Sanderson Silva, explica que o assunto ainda é bastante discutido na ciência e no meio acadêmico, mas faz algumas recomendações.

“Fazer alongamentos dinâmicos antes dos treinos, dentro do aquecimento, melhora a amplitude dos movimentos e diminui os riscos de lesões”, afirma o profissional de Educação Física. “Os alongamentos estáticos podem ser feitos no final do treino para relaxar”.

Para quem pratica musculação, os alongamentos regulares ajudam a melhorar a performance, já que permitem que o aluno execute os exercícios com uma técnica melhor, aumentando a eficácia do treinamento. “Musculaturas mais flexíveis e articulações mais móveis suportam melhor as tensões dos treinos”, ressalta.

Além de auxiliar nos treinamentos, Sanderson reforça que os alongamentos podem ser feitos todos os dias e em qualquer local: ao acordar, antes de dormir e nos intervalos e pausas do trabalho.

“Alongamentos leves diariamente podem ser benéficos para manter os níveis de flexibilidade e reduzir as tensões musculares, principalmente para quem tem um estilo de vida sedentário ou passa longos períodos sentado, trabalhando, estudando na frente do computador ou mexendo no smartphone”, finaliza.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *