Sites para saber se uma notícia é fato ou fake

Reprodução

Em tempos de fake news, é preciso ter um cuidado extra com as notícias que consumimos e, sobretudo, compartilhamos. Contudo, nem sempre é fácil confirmar a veracidade de uma informação. Na verdade, é muito fácil ser levado ao erro atualmente. Afinal, até mesmo veículos grandes já cometeram a gafe de compartilhar notícias falsas ou ainda com títulos chamativos que não condizem com o conteúdo da matéria.

Sites que checam fake news
A maneira mais rápida e prática de checar notícias é através de páginas especializadas. A seguir, confira alguns dos principais:

E-Farsas
Um dos mais populares nesse meio, o E-Farsas, lançado em 2001, foi também um precursor na checagem de informações, ao lado de outras páginas famosas. A plataforma é responsável por analisar, sobretudo, boatos que surgem na internet. Após uma avaliação minuciosa, é publicado um post explicativo para que todos tenham acesso. Mas, se quiser enviar uma sugestão de notícia para o site, é possível através deste link.

Fato ou Fake
Idealizado pelo grupo Globo, o Fato ou Fake conta com uma equipe de peso, composta por jornalistas de grandes veículos como Época, Extra, G1, CBN, TV Globo, Globo News, Jornal O Globo e Valor Econômico. O site tem como foco a apuração de notícias falsas veiculadas na internet. Para contatar a equipe, vá à página oficial do Facebook ou envie uma mensagem pelo WhatsApp através do número (21) 97305-9827.

Agência Pública – Truco
Esta agência foi desenvolvida em 2011 por mulheres jornalistas e se caracteriza como uma instituição sem fins lucrativos. Em defesa da Administração Pública e dos direitos humanos, a equipe analisa falas de políticos, categorizando-as em: verdadeiras, sem contexto, discutíveis, exageradas, subestimadas, falsas ou ainda impossíveis de verificar. Para conferir as apurações e enviar uma sugestão, clique aqui.

Agência Lupa
Precursora assim como o E-Farsas, a Agência Lupa inaugurou o setor de checagem de fatos no Brasil. Com foco em notícias compartilhadas em períodos eleitorais, a página é ligada à Folha de São Paulo. Caso queira contatar a equipe, acesse a página do Facebook e envie uma mensagem no Messenger.

Fake Check
A plataforma Fake Check surgiu de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E, ao contrário de uma agência de checagem comum, esse site utiliza tecnologias mais sofisticadas como aprendizagem de máquina e inteligência artificial. Para entrar em contato com a plataforma, envie uma mensagem para o bot do WhatsApp no número (16) 98112-8986.

Como não ser enganado?
Embora agências de checagem — e ferramentas semelhantes — sejam uma grande ajuda, existem certas medidas que você sempre deve tomar para evitar as famosas, porém temidas, fake news.

Como já mencionado, é preciso se atentar aos títulos das notícias, uma vez que muitos deles são sensacionalistas ou utilizam a técnica de click bait, focada em atrair leitores e gerar acessos sem, necessariamente, corresponder fielmente ao conteúdo. Nesse caso, seja crítico em relação às informações, conferindo-as em veículos confiáveis.

Evite, ainda, pautas extremistas ou escritas de forma vaga. A premissa aqui é clara: quanto mais informação, melhor. Outro ponto crucial é a data de publicação, que deve ser conferida sempre a fim de evitar manchetes antigas. Além disso, não acredite tão rapidamente em informações veiculadas através de vídeos e imagens. Por meio das redes sociais, esse tipo de conteúdo é disseminado de forma rápida, fácil, e geralmente sem referências.

Por fim, dê atenção não apenas ao conteúdo da notícia, mas também às suas fontes. Afinal, o site não necessariamente te contou uma mentira, mas pode ter reunido informações de modo descontextualizado para gerar, a partir de fatos, uma notícia falsa e tendenciosa.

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Heloisa Monnerat Responder

    mutirão do olho diabético é real?

    #mutiraodoolhodiabeticosaogoncalo

    2 de dezembro de 2022 at 19:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *