TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM: Professores analisam o tema do exame

“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”

Com esse tema, podemos relacionar com o patriarcalismo e machismo ainda muito existentes na sociedade, uma vez que o trabalho de cuidado ainda é mais voltado para as mulheres brasileiras.

Além disso, invisível por ser desprezível pela grande maioria da população, afinal muito ainda se escuta dizer que o trabalho de cuidado demanda pouco esforço quando comparado com os trabalhos para fora do ambiente doméstico.

O candidato precisa estar atento para não tangenciar o tema, pois a invisibilidade se trata do trabalho de cuidado praticado pelas mulheres e não da invisibilidade feminina, embora seja parecido, não é a mesma coisa“, Anna Cabral, professora de redação do Estratégia Vestibulares.

Excelente tema! A banca Cebraspe, mais uma vez, trouxe o tema das mulheres à tona, já havia feito em 2016, ao mencionar violência. Dessa vez, cobrou a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. A palavra cuidado é CHAVE, central para a discussão.

Esse cuidado trata justamente da posição de matriarca, aquela que está no centro da família, cuidando dos filhos, do marido, dos mais idosos. Inclusive, vale mencionar que as mulheres são responsáveis por mover a economia doméstica, por gerir as responsabilidades do lar, mesmo naqueles que são compartilhados.

A principal perspectiva a ser problematizada é a de sobrecarga, uma vez que já não se fala apenas em dupla função, fala-se em múltiplas funções que estão no escopo da gestão feminina. Alguns dados da PNAD Contínua demonstraram isso recentemente: mulheres gastam mais tempo em tarefas domésticas quando dividem o lar, além de dedicarem o dobro de tempo do que homens no cuidado de pessoas.

Esse “cuidado” não é remunerado e faz com que desigualdades de gênero prevaleçam. Além disso, as mulheres sofrem mais com a sensação de esgotamento e de cansaço, sendo mais vítimas de Burnout que homens. Vale mencionar que, para a intervenção, seria muito bacana que o aluno falasse de compartilhar responsabilidades de cuidado, as creches e as casas de acolhimento de idosos são ações governamentais que poderiam favorecer a mulher nesse trabalho de cuidado.

Tema super necessário e relevante! Acredito que nossos alunos estarão muito aptos a trabalhá-los.” Marina Ferreira, professora de redação do Estratégia Vestibulares.

O tema é bem atual, trata da desigualdade de gênero a partir de uma perspectiva específica. Seria possível realizar alguns recortes, pensando que o trabalho de cuidado envolve tanto o trabalho doméstico quanto a maternidade.

Importante lembrar que o Brasil já prevê a possibilidade de aposentadoria para donas de casa, para não cair no erro de sugerir intervenções que já existem. Pensar sobre maneiras de dividir o cuidado doméstico entre homens e mulheres poderia ser um caminho também”Maria Celina Gil, professora de redação e Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares.

Compartilhe:

Comentários (2)

  • Aderson+Ulrico+de+Oliveira+Cavalcanti Responder

    Eu vi análise do tema da redação. Será vai dar para colocar o título do tema da redação? Obrigado!

    5 de novembro de 2023 at 17:42
    • Redação Responder

      Feito! Desculpe nossa falha. Obrigado pela lembrança.

      6 de novembro de 2023 at 08:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *